Esse ser pequenino aí dentro de uma banheira é William Shakespeare, personagem central da montagem Cuál es el dilema, Shakes?, que visitará a Serra durante a 31ª edição do festival Bonecos Canela. O espetáculo é do grupo equatoriano Sociedad Antónima Artescenicas e propõe uma "espiada" no cotidiano solitário e silencioso de um gênio.
Além do Equador, o Bonecos Canela também receberá grupos da Alemanha, Argentina e Espanha de 17 a 20 de outubro. Nesse período, o palco montado na Praça João Corrêa se torna um espelho da arte autoral produzida em vários cantos do mundo. Ah, e claro que a programação também contempla diversas apresentações gaúchas, valorizando as manifestações locais que envolvem marionetes, fantoches, música e dança.
Oferecido gratuitamente à comunidade, o Bonecos Canela está sendo custeado integralmente pela prefeitura da cidade pelo segundo ano consecutivo. A diretora executiva do festival, Marina Gil, preferiu não informar à coluna o valor investido na iniciativa, mas vale aclamar tal decisão num momento em que o que mais se vê são programações culturais sendo extintas ou remanejadas.
— A resistência do festival passa por esse entendimento da prefeitura sobre a relevância dele para a cidade. O festival de bonecos é um patrimônio de Canela — disse.