O aquarelado olhar do artista Antonio Giacomin sobre uma das edificações mais representativas de Caxias do Sul ilustra a capa do livro Maesa Poema Arquitetônico - Patrimônio Histórico e sua Dimensão Econômica, Turística e Social. A obra é assinada pela jornalista Rubia Ana Mossi Frizzo. Vale lembrar que a autora foi secretária municipal da Cultura entre 2013 e 2016, período no qual aproximou-se bastante do tema, principalmente como integrante da Comissão Especial para Análise de Uso do Prédio. A comissão assinou um plano de ocupação para o espaço, como cumprimento à lei de doação.
– O trabalho final foi entregue ao governo do Estado e não ficou materializado em nenhum local para que as pessoas pudessem ter conhecimento. Então, me dispus a fazer um livro, num formato meio de livro reportagem, onde conto um pouquinho da história dos próprios prédios, faço uma apresentação também das pesquisas que foram feitas, os referenciais pesquisados para chegar naquele mix de atividades que foram propostas no plano de ocupação – adianta Rubia.
Agora, está tudo registrado em livro, resta saber se haverá meios (e interesse) de colocar o plano em prática por parte do município. O lançamento de Maesa Poema Arquitetônico está marcado para o dia 19 de novembro, às 18h30min, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim (Casa da Cultura).