Um grupo de artistas, estudantes de artes e pessoas ligadas à cultura de Caxias do Sul promoveu um protesto na noite de quarta (9), em frente ao prédio onde funciona a Secretaria da Cultura, na Estação Férrea. Eles manifestaram contrariedade ao que chamaram de "morte" do Financiarte, o fomento municipal dedicado a viabilizar projetos artísticos que, neste ano, não aprovou nenhuma proposta. A organização partiu da escola Tem Gente Teatrando, mas contou com integrantes de outros grupos e coletivos também.
— A gente tem debatido essas questões, não só por nós, mas porque nos preocupamos com o conjunto todo. Agora surge essa notícia de nenhum projeto habilitado no Financiarte, que sempre foi uma referência no Estado, foi a gota d'água. Como trabalhamos com o corpo, tivemos a ideia do protesto como uma representação funesta desse momento, estão ali os corpos que não estarão trabalhando, corpos que não estarão assistindo a espetáculos, corpos que estarão sujeitos a mais violência, porque a arte é transversal — explica atriz e produtora cultural Zica Stockmans, diretora da Tem Gente Teatrando.
Cerca de 40 pessoas participaram do ato, que foi registrado com fotos para replicar o tema por meio das redes sociais. O grupo também produziu um vídeo (veja abaixo) com dados relacionados à cultura e críticas ao governo de Daniel Guerra (PRB).
Veja o vídeo:
Leia também:
Agenda: Orquestra da UCS e Luiza Barbosa, do The Voice Kids, fazem concerto especial nesta quinta em Caxias
Maria Helena Lacava dá dica literária em especial sobre a 35ª Feira do Livro de Caxias
Agenda: saiba o que fazer na Feira do Livro de Caxias nesta quinta-feira
Livro "Celeste - A Ovelha Azul" será lançado em Caxias nesta quinta