A realização de sessões na Praça Monteiro Lobato é uma das novidades da sexta edição do Cinema de Verão (que começa nesta segunda). E a escolha por esse local não é casual. A organização da maratona de cinema quer movimentar aquele espaço e lembrar que a Maesa, que fica logo na frente, ainda carece de ocupação definitiva. Acertando os pontos dessas boas intenções, o coletivo Abrace a Maesa prepara uma programação atrelada à primeira sessão na Monteiro Lobato, no próximo domingo (3 de fevereiro).
Leia mais:
Sessão ao ar livre de "Cinema Paradiso" abre programação do Cinema de Verão em Caxias
Sem avanço em 2018, prefeitura de Caxias adia promessas de ocupação da Maesa não cumpridas para este ano
Como se a exibição, às 20h30min, do clássico Curtindo a Vida Adoidado não bastasse para reunir uma galerona por lá, haverá outras atrações a partir das 17h. A performance Desterro, da artista Nil Kremer, é uma delas. A obra causou polêmica recentemente ao receber intervenção posteriormente apagada pela Secretaria da Cultura na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornhein. Nil vai mostrar a mesma performance apresentada na abertura da exposição Criações Poéticas, refletindo sobre o corpo em construção, à mercê de migrações e dogmas.
O domingo reserva ainda apresentação do músico Beto Scopel com o projeto Beto e Suas Máquinas, passeio do trompetista por ambientações sonoras que se fundem a loops e sintetizadores. O Instituto de Leitura Quindim,espaço recém inaugurado no Moinho da Cascata, também levará um pedacinho de seu rico acervo para a Praça Monteiro Lobato. Para entrar no clima de fantasia proposto pelo Quindim, estarão por lá pernas de paus e malabares que ficam por conta dos atores Darlan Gebing e Fábio Schmidt.
Tudo é de graça, é só aproveitar!
Leia também:
Caxias terá festa em clima de rooftop nesta quinta
São Francisco de Paula deve ganhar franquia do The Cavern Club em 2020
Em busca do poeta: versos e vestígios de Lisboa são convite a encontrar Luís Vaz de Camões