Você já deve ter visto nas redes ou recebido pelo WhatsApp memes que brincam com a imagem do ator Fabio Assunção atrelada a frases engraçadas sobre bebedeiras e zoeiras de festa ou fim de semana. O problema do ator com a dependência química não é segredo, mas transformá-lo em referência para o humor acabou por abrir uma nova discussão. O mote foi a música Fabio Assunção, lançada pela banda baiana La Furia, que trata a bebedeira de forma festiva e bem-humorada ("hoje eu vou beber, hoje eu vou ficar loucão"). A música não é exatamente nova, está no YouTube desde agosto, mas foi divulgada nesta semana a informação de que o ator fez um acordo com a La Furia, para que 100% dos lucros com a obra fossem revertidos para entidades que cuidam de dependentes químicos. Na terça, o próprio Fabio publicou um vídeo em suas contas de redes sociais explicando a atitude (veja na íntegra abaixo).
— Jamais me passou pela cabeça censurar a arte do autor e seus intérpretes, mesmo quando vi o tamanho e o sucesso que a música alcançou. (...) Mas não censurar não significa que não existe aqui uma oportunidade de conscientizar. 15% das pessoas do mundo tem problemas de adicção. É muita gente sofrendo por não conseguir controlar suas compulsões e eu acho importante lembrar a todos que isso não está escrito na certidão de nascimento. Todo mundo começa do mesmo jeito. Achando que tudo bem. E pode não terminar tudo bem — disse ele.
Uma baita atitude do ator que, mesmo respeitando a zoeira com sua imagem, pretende chamar atenção para um problema tão sério e ao mesmo tempo tão velado na sociedade.