Um encontro marcado para este sábado, às 14h, no Teatro do Sesc Caxias, pretende reunir entusiastas das artes cênicas da cidade para um debate bem importante: os rumos do festival Caxias em Cena. Magali Quadros, que esteve à frente da programação durante sete edições, usa o verbo “definhar” para determinar o que tem acontecido com o Caxias em Cena nos últimos anos. A discussão acontece justamente quando o evento celebra 20 anos de existência, no entanto, sem a presença de atrações internacionais ou do porte da montagem Galileu Galilei (foto), com Denise Fraga no elenco, que esteve por aqui em 2015.
– Já tivemos por aqui espetáculos da França, Canadá, Cuba e de toda a América Latina, que raramente viriam a Caxias não fosse pelo festival. Isso não está mais acontecendo nos últimos anos, quando recursos foram radicalmente cortados. Ficamos com espetáculos locais, alguns de Porto Alegre e somos salvos por apresentações do Palco Giratório do Sesc. É uma perda grande para a cidade e, por isso, estamos propondo essa roda de conversa. Vamos definir o que queremos, para onde vamos e de que maneira vamos retomar o festival – comenta Magali.
O encontro deste sábado terá participação do ator e produtor cultural Alexandre Vargas, criador do Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre. No dia 11, o grupo vai elaborar propostas de rumos para uma retomada do Caxias em Cena e, no dia 25, esse documento será divulgado em encontro no Zarabatana Café, às 22h.
Leia também:
Natalia Borges Polesso: feira do livro
3por4: Gabriela Basso lança o editorial "Fruit Eyes", assinado pela fotógrafa Tuany Areze
Capital terá mostra Brasileiras na Direção