A cidade e suas inúmeras caras habitam as obras coloridas de Vivi Pasqual desde sempre. A partir desta semana, a artista inaugura um projeto no qual peças exclusivas se integram a diversos pontos públicos de Caxias, e agora aguardam por visitas. É a Rota das Placas, ideia que surgiu para compartilhar trabalhos que Vivi estava cumulando em casa.
– Minha casa estava entupida de placas e eu já andava largando algumas por aí, mas sempre roubavam. Pensei: vou arrumar uns guardiões para elas – comenta a artista, à coluna.
São 28 peças, todas feitas em placas de metal com tinta automotiva.
– É tudo coisa que eu pego dos lixões (risos) – conta.
A maior parte dos trabalhos está distribuída em espaços centrais, entre eles o Ziriguidum Café (Parque dos Macaquinhos), o Zarabatana Café, a Cervejaria São Pelegrino, a La Cueva Gastronomia, a loja Guenoa, a Horta da Nona, etc. Tem também pontos em ruas como Sarmento Leite (número 2.377), Francisco Camatti (810), Machado de Assis (19), Dr. Assis Antônio Mariani (350), Cantídeo Ribeiro de Lima (913), Av. Rubem Bento Alves (7.554), Luiza Fregonese Zatti (1.176). O interior também ganhou peças nas localidades de Linha 40, São Jorge da Mulada e Vila Cristina, além de cidades vizinhas como São Marcos (no distrito de Pedras Brancas).
Um mapinha do projeto Rota das Placas, que aponta todos os lugares com obras disponíveis para visitação, está sendo distribuído no Zarabatana Café e na Do Arco da Velha Livraria e Café. Na foto ao lado, a artista caxiense posa junto a obra instalada na Fabbrica, arte que criou em homenagem às várias viagens que fez ao lado da irmã Lorien.
Leia também:
Drama "A Livraria" estreia em Caxias nesta quinta
Agenda: exposição conceito pode ser visitada na galeria Arte Quadros, em Caxias
Agenda: Frank Jorge faz pocket show no dia 17 em Caxias do Sul
Natural Dread e Cidade Verde Sounds se apresentam nesta quinta, em Caxias
3por4: Grupo caxiense Tp Vicio A Gang lança EP