Desde que a Via Orgânica foi inaugurada em Garibaldi, em outubro de 2016, os produtores que compõem a iniciativa tentavam organizar uma visita da madrinha do projeto, a culinarista e apresentadora de tevê Bela Gil, à Serra. O encontro foi realizado no último fim de semana e demorou para se concretizar justamente porque Bela queria conhecer a rota de produtos orgânicos de Garibaldi curtindo as paisagens do interior ao lado da família toda. Ela esteve por aqui acompanhada do marido, João Paulo Demasi, e dos filhos Nino, de dois anos, e Flor, de nove anos. A visita foi viabilizada por meio da Secretaria de Turismo de Garibaldi, com apoio do Hotel Casacurta e do Sebrae/RS.
Leia mais:
Rota de inspiração e afeto
Lar, verde lar
Os quatro chegaram à Serra sábado, dia que serviu para visitar a vinícola Peterlongo, empreendimento conhecido por ter elaborado o primeiro espumante comercializado no Brasil. A família também realizou o tradicional passeio de Tim-Tim pelo centro histórico de Garibaldi.
Já no domingo, Bela esteve no Sítio Crescer para um encontro com os empreendedores da Via Orgânica e participantes do Slow Food Primeira Colônia Italiana. Além de uma apresentação formal do projeto e dos produtos participantes da rota, a apresentadora curtiu a manhã em família no belo endereço capitaneado pelo casal Ana Mutterle e Damian Paulo Chiesa.
— Ela veio com a ideia de conhecer, curtir, sentir a Via Orgânica. Claro que não deu tempo de ir em todos os lugares. Aqui no sítio, ela ficou bastante no parquinho com as crianças e o Nino adorou o galinheiro, não queria sair de lá. A Bela também quis conhecer a nossa goiaba serrana, que ela chama de feijoa. Nós temos um pé aqui — contou Ana, do Sítio Crescer.
A família almoçou na Osteria della Colombina, também em Garibaldi. Por meio de sua conta no Instagram, Bela enalteceu os produtos da região e mostrou os presentes que recebeu dos empreendedores da Via Orgânica. Numa das postagens, ela escreveu: "honrada em ser madrinha desse maravilhoso projeto".
— Esse ciclo da agricultura industrial e moderna é insustentável. Agradeço muito o convite para estar fazendo parte disso (como madrinha da Via Orgânica). Estou aqui para sempre que precisarem, para qualquer tipo de apoio, podem contar comigo — disse aos produtores orgânicos que integram a rota.
A família deixou Garibaldi ainda no domingo, depois de visitar também o empreendimento da Família Mariani. Atualmente, além do Sítio Crescer e da Família Mariani, integram a Via Orgânica os seguintes estabelecimentos: Cooperativa Vinícola Garibaldi, Econatura, Família Boroto, Fit UP, Sabor Ecológico, Sítio do Celo e Valle Rustico.
Leia também:
3por4: Ajude o projeto Lareirau, de São Francisco de Paula, a ir para Liverpool
3por4: Iguatemi Caxias promove workshops gratuitos de maquiagem
Agenda: Órbita Literária desta segunda promove Talk Show com João Pulita
"Falo com muito orgulho que sou rapper". Confira entrevista com Chiquinho Divilas, que inicia projeto nas escolas de Caxias