A Cubo Galeria, espaço dedicado à arte contemporânea localizado na Avenida Itália, fechará as portas após um ano de atividades em Caxias do Sul. Na tarde de terça, um comunicado foi postado nas redes sociais da galeria informando o fechamento a partir do dia 15 de maio. A situação econômica do país foi apontada como um dos agravantes para a decisão. De acordo com Claudete Matias, que capitaneava a galeria ao lado de Renato Solio, desde janeiro deste ano o espaço não vinha gerando os resultados esperados.
— Não só resultados financeiros, mas a visitação em si, que é o que a gente mais sente porque a nossa proposta sempre foi essa, fazer com que as pessoas despertassem um olhar para a arte, trouxessem as crianças para conhecerem uma galeria de arte, enfim, que existisse um interesse da parte das pessoas, se não de consumir, pelo menos de entender um pouquinho desse universo. Mas não há essa intenção, esse interesse. Acho que a gente fez tudo muito direito. A gente tentou oferecer para cidade cursos, palestras, conversas, enfim, a gente se envolveu nessa questão muito seriamente, mas aí acho que a cidade não está pronta ainda. Era um projeto lindo, mas no momento errado — lamentou Claudete.
A marchand do espaço espera que haja um despertar das pessoas com relação à importância da presença da arte no cotidiano.
— Eu não estou culpando a cidade, nem as pessoas, por essa decisão. Mas a gente precisa entender que a arte está inserida no nosso dia a dia. É só uma questão de pensar nisso. E a arte contemporânea, que é o que nossa proposta tinha em mente, trabalha com isso, no despertar do pensamento, da humanidade, da curiosidade — acrescentou.
Mais de 200 obras de 40 artistas diferentes faziam parte do acervo da Cubo. A partir do dia 15, todas as peças serão devolvidas a seus respectivos criadores. Claudete contou que vai tirar férias a partir daí e depois pretende empreender um novo projeto envolvendo arte, provavelmente em outro formato. Enquanto isso, ela torce para que outras instituições que trabalham com arte, públicas e privadas, consigam sobreviver oferecendo esse combustível tão importante para os caxienses:
— Que as pessoas que têm arte inserida em seus universos consigam fazer diferente, desejo muito isso.
Leia também:
3por4: Caxias terá debates do Fashion Revolution neste sábado
Agenda: "Investida - Semana da Dança" será realizada nesta quarta e quinta, em Caxias
"Concerto em Ri Maior" encerra Maratona de Circo do Sesc nesta quarta, em Caxias
Banda da primeira geração do reggae jamaicano, Israel Vibration se apresenta nesta quarta-feira em Caxias