A devoção que move milhares de pessoas anualmente ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha (foto), é um dos exemplos mostrados no episódio da série Vento Sul que vai ao ar em rede nacional na madrugada de hoje para amanhã, à meia-noite e meia, na TV Cultura. Em Mudança Divina – Os Transmundistas, o documentarista caxiense André Costantin acompanha migrações para as cidades do sul do Brasil na perspectiva das crenças e religiões. Trata-se do quinto episódio da série, que tem distribuição para tevês públicas de todo o país pela TV Brasil (EBC).
Conduzida por uma equipe local – além de Costantin, conta com produção executiva de Daniel Herrera e codireção de Nivaldo Pereira – Vento Sul merece destaque pela abordagem que enfatiza as migrações de pessoas das áreas rurais para os universos urbanos. A narrativa dos 13 episódios dá ênfase aos territórios e aos processos etnográficos do sul do país. Para levar um projeto grandioso como esse para a televisão, a equipe passou dois anos rodando cerca de 45 mil quilômetros em 63 cidades brasileiras. O resultado é um rico apanhado de personagens convertidos em puro deleite audiovisual, com a assinatura do diretor de fotografia argentino Cristian De Ciancio e as belíssimas intervenções artísticas do aquarelista Antonio Giacomin.
Também já em cartaz, pela TVE do Rio Grande do Sul, a série Vento Sul pode chegar a 240 tevês educativas, culturais e universitárias do país. Ao longo deste ano, também deve ser exibida em canais abertos e fechados convencionais.
Leia também
Trip Holiday sobe a Serra para ter a primeira edição itinerante em Bento Gonçalves, neste domingo
"Os golfinhos vão para o leste" estreia nesta quinta na Sala Ulysses Geremia
Mostra "Bordando Sonhos" abre nesta quinta-feira, em Caxias do Sul
Galerias do Centro de Cultura Ordovás também já têm exposições programadas
3por4: segunda edição do Grito Rock está marcada para o dia 10 de março, em Bento Gonçalves