Seguindo uma tendência nos grandes centros urbanos, Caxias do Sul também está na rota dos coletivos artísticos. Um exemplo local nesse sentido é o Salmon Grass, formado no fim de 2015 por um grupo a fim de fazer acontecer em áreas como moda, música, artes visuais, entretenimento, audiovisual, etc. Entre os integrantes do coletivo independente estão o DJ, social media e diretor criativo WVRIO; o DJ, editor de vídeo e social media Moximilian, o fashion designer Guilherme Biondo; o MC, DJ e produtor cultural Krag; e o fotógrafo e videomaker William Cabral (todos na foto abaixo). O grupo ainda é formado pelos grupos de rap Sem Pauta e WAV.MOB e pelo videomaker Lucas Tomazzoni.
As primeiras ações dessa galera finíssima foram na área do entretenimento. O coletivo Salmon Grass assina festas como a SKRT (dedicada ao público que curte trap, R&B e funk), a Room (dedicada ao público do rap nacional), o Baile (mistureba sonora que oferece de funk brasileiro, reggaeton, kuduro, afrohouse, afrobeat até o trap), e a Loud 808 Kicks (que mostra a evolução do hip hop dos anos 1990 até agora). Outro rolê de respeito organizado pelo coletivo trouxe a Caxias o rapper carioca BK. A festa comemorou um ano do coletivo.
A boa nova atual é o lançamento da primeira coleção de camisetas Salmon Grass. A campanha foi batizada de Tricky Net e é composta por peças que retratam o estilo de vida dos artistas do selo, colocando em pauta elementos que reforçam suas criações e inspirações. A internet, principal canal de informações do coletivo, é a maior inspiração para o conceito das roupas. Abaixo (à esquerda), uma amostra da campanha fotografada por William Cabral que contou com participação dos modelos Bruna Rech, Gabriel Kramer, Guilherme Biondo, Vandrieli Freitas, Victor Mario Rigotti e Vittório Gaboardi. Mais informações sobre o coletivo e sobre a coleção de camisetas em https://www.facebook.com/salmongrass.