Começa nesta quarta mais uma edição do festival de cinema estudantil mais tradicional da região. Em Flores da Cunha, a comunidade espera ansiosamente por este momento, quando é possível conferir os filmes feitos pelos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual São Rafael. Este ano, 25 roteiros foram escritos e 15 curtas filmados. Os trabalhos serão mostrados nesta quarta, quinta e sexta, no Salão Paroquial da cidade, às 19h. O ingresso custa R$ 7 por noite ou o passaporte a R$ 15.
– A gente deixa a temática livre para eles trabalharem, mas sempre com um cunho pedagógico. Os alunos colocam as histórias muito dentro do ambiente familiar, passando por assuntos como a troca do campo pela cidade, por exemplo – comenta o professor Rodrigo Schiavenin, coordenador do Astro.
Para filmar, os alunos utilizam equipamento profissional adquirido pela escola e participam de oficinas técnicas. Agora prontos, os curtas concorrem a 21 categorias diferentes de prêmios, avaliados por um grupo de nove jurados. O festival termina com a premiação dos vencedores, no dia 26 de agosto, no Clube Independente.
– O Astro é uma tradição, se tornou um evento importante como a Fenavindima. Os alunos que saem de outras escolas optam pela São Rafael por causa desse projeto. A cidade inteira se envolve e as empresas e estabelecimentos acabam sempre deixando um valor de patrocínio reservado aos alunos do Astro – comemora Schiavenin.