Rap é discurso. Mas, às vezes, rap se faz ainda mais na ação do que na rima. Prova disso está no conteúdo do novo clipe do grupo paulista Inquérito, divulgado nas redes na última semana. No single Lição de Casa, com participação da cantora Tulipa Ruiz, o MC e escritor Renan Inquérito fala do verdadeiro poder do rap, ligado à descoberta da representatividade e da identidade. A música fala muito sobre educação, cita Paulo Freire, elogia as ocupações protagonizadas pelos alunos e festeja a gurizada da periferia que consegue fugir das estatísticas negativas.
Leia mais:
Experimente rolinho vietnamita e tarê
Sociedade por João Pulita
Eduardo Sterblitch se apresenta em Caxias em junho
A banda Mato Seco faz show em Caxias na sexta-feira
Quando a música está se encaminhando para o fim, o clipe mostra dois representantes caxienses dessa batalha que é viver o rap na essência. Surgem na tela os irmãos Rauan e Pablo Fonseca Faustino, MCs mirins da comunidade do Campos da Serra. Os guris se apresentaram na Feira do Livro do ano passado, cantando uma música do Inquérito na presença de Renan – que também contraria as estatísticas, sendo convidado para encontros literários em todo país. O clipe mostra os guris em ação, junto com o professor MC Chiquinho Divilas, outro representante local empenhado em arrebanhar jovens pelo caminho da arte.
– Entre tantas referências que estão neste trabalho... estão nossos moleques, nossos MCs – Chiquinho escreveu, emocionado, no Facebook.
Chiquinho deu aula para a dupla num projeto social. Foi referência, deu ouvidos e dicas, incentivou. Colocou o sentido do rap em ação. E viu a “lição de casa” gerar fruto: arte que exemplifica a arte. “E quando uma palavra salva um moleque/uns chamam de conselho eu chamo de rap”, sentencia Renan Inquérito, na música.
Confira o clipe: