Três novos livros, quatro autores da região e muitas histórias que se anunciam para os dispostos a emoções literárias:
Paulo Ribeiro tem novo livro e datas de lançamentos definidas: Bagorra sai pela Kotter Editorial e será autografado em outubro, dia 1º em Caxias, dia 4, Bom Jesus, dia 29, Porto Alegre. Festejando 30 anos de literatura, ele reedita Pauzinho, de Valsa dos Aparados, mesmo livro que tem Cabeça, pescoço, gato destroncado, agora reescrito, e trechos de Missa para Kardec. De resto, são contos inéditos. Na epígrafe, João Cláudio Arendt diz que Ribeiro "consegue manter o seu estilo inconfundível de escrita e o fôlego das narrativas envolventes que marcam o conjunto da sua obra".
Festejados em 2016, os 25 anos do antológico disco Nevermind, do Nirvana, mobilizaram a edição de uma coletânea de contos com autores brasileiros. Eles foram convidados a criar músicas a partir de faixas deste e de outros trabalhos da banda de Kurt Cobain. Em e-book, a obra Cobain terá 25 textos e edição disponível para download gratuito, para Android e IOS e em PDF, no dia 24 de setembro. Entre os autores da coletânea está o caxiense Maikel de Abreu, que escreveu o conto 1993, inspirado por Aneurysm, com excerto assim: "O braço esquerdo estava dobrado, enrijecido contra o peito, como se protegesse algo valioso, porém invisível".
Onisciente Contemporâneo é o nome da nova coletânea de contos criados na tradicional oficina do escritor Luiz Antonio de Assis Brasil, da PUC. O volume sai pela Editora Bestiário e será lançado sábado, às 17h, na Palavraria, em Porto Alegre. A 45ª edição festeja os 30 anos do encontro coordenado pelo autor de Videiras de Cristal. No grupo dos novos 18 autores-oficineiros selecionados para participar das atividades estão Lúcio Humberto Saretta e Tiago Sozo Marcon que, aliás, também criou a capa da publicação.