Seis personalidades caxienses recebem, nesta quarta-feira (19), a Medalha Anita Garibaldi. A honraria será entregue às 10h, no 2º piso do Centro Administrativo Municipal. A solenidade é promovida pela Coordenadoria da Mulher da Secretaria da Segurança Pública e Proteção Social em parceria com o Instituto Anita Garibaldi RS.
Serão agraciadas a editora-chefe do jornal Pioneiro e da rádio Gaúcha Serra, Tríssia Ordovás Sartori, a advogada Denise Brambilla Gonzáles, a delegada de polícia Carla Zanetti, a juíza de Direito Joseline Mirele Pinson de Vargas, a delegada da Mulher Thalita Giacomitti Andrich e a pecuarista Maria Helena Della Giustina.
A homenagem estava prevista para ocorrer no Dia da Mulher Caxiense, celebrado em 11 de maio. Contudo, em virtude da calamidade no Rio Grande do Sul o evento foi transferido para a Semana de Caxias.
Na oportunidade, será aberta a exposição Somos Todos Anita. A atividade é alusiva ao aniversário de 134 anos de Caxias.
Conheça as homenageadas
Denise Brambilla Gonzáles: Natural de Farroupilha. É casada com Renato Gonzalez, com quem tem a filha Daniela. Formada em Direito pela UCS, a advogada iniciou sua trajetória como auditora fiscal do trabalho ainda nos anos 70. Denise é referência no Ministério do Trabalho quando a assunto é Aprendizagem Profissional. Além de auditora fiscal, coordena a aprendizagem profissional no Rio Grande do Sul. Desempenha papel articulador nas ações de prevenção e erradicação do trabalho infantil, através dos fóruns em que participa, e batalha pela ampliação do programa jovem aprendiz no Estado.
Carla Zanetti: Carla é natural de Bento Gonçalves e formada em Direito pela PUCRS. No ano de 2013, ingressou na Polícia Civil como Delegada assumindo, a Delegacia de Arroio do Tigre. Posterior assumiu a Delegacia da cidade de Casca, foi por cinco anos titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Caxias do Sul, por três anos Delegada Plantonista em Caxias do Sul e, atualmente, exerce suas funções na DEAM de Caxias. Atua como suplente da Polícia Civil no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim Caxias do Sul), na Rede de Proteção à Mulher é representante da Polícia Civil.
Joseline Mirele Pinson de Vargas: Juíza de Direito, pela UCS, aprovada no concurso para Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul com posse em setembro de 2010. Atualmente é Juíza de Direito na 1ª Vara de Execução Criminal Regional de Caxias do Sul, na qual atua desde junho de 2020. Como juíza de execução, foi uma das idealizadoras do Projeto Recomeçar, desenvolvido junto às apenadas do Presídio Regional de Caxias do Sul, que visa auxiliar as presas no processo de retorno à sociedade. Além disso, participa ativamente da implementação de projetos ligados ao trabalho e estudo nas casas prisionais da região.
Thalita Giacomitti Andrich: Natural de Curitiba. Formada em Direito, pela Faculdade de Direito de Curitiba, Especialista em Direito Criminal pela Faculdade de Direito de Curitiba. Conciliadora junto ao Tribunal de Justiça do Paraná e Analista Judiciária do Tribunal de Justiça do Paraná. Ingressou na Policial Civil do RS como Delegada de Polícia, em 2013: Delegacia de Polícia de Bom Jesus, 2013 a 2016; Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Caxias do Sul, Delegada plantonista, 2016 a 2020; Delegacia de proteção à criança e ao adolescente de Caxias do Sul, 2020 a 2023, Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher, a partir de outubro de 2023.
Maria Helena Della Giustina: Natural de Antônio Prado, vive em Caxias do Sul desde os 15 anos. Mestre em Geografia na área de Desenvolvimento Urbano e Regional pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi docente do Departamento de Geografia da UCS. Maria Helena foi uma das fundadoras da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Caxias do Sul, ex-Presidente do Rotary Club de Caxias do Sul Cinquentenário, integra a Casa da Amizade e o Clube de Mães do bairro Jardim América. É diplomada pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG). Foi vice-prefeita do município de Muitos Capões. É produtora rural e pecuarista certificada na criação de touros Devon.
Tríssia Ordovás Sartori: Natural de Caxias do Sul. É jornalista formada pela PUCRS, mestre em Letras, Cultura e Regionalidade e doutora em Letras - Leitura e Processos de Linguagem. Atualmente, é editora-chefe do Jornal Pioneiro e da rádio Gaúcha Serra, onde atua há 21 anos e também é cronista. Participou de duas antologias, uma de crônicas e outra de poesias.