A atriz Alice Braga está em Gramado para receber o Kikito de Cristal. A cerimônia é nesta sexta-feira (18) à noite, no Palácio dos Festivais. Durante a tarde, ela participou da tradicional manufatura da cabeça do Kikito, feita em cristal, e que vai fazer parte da estatueta a ser entregue ao homenageado da 52ª edição do festival, em 2024.
O mestre Marcelino Dias, que fez estágio em Veneza, na Itália e participou de intercâmbio na China, ajudou a Alice na modelagem do Kikito.
– A estrela aqui é ele – disse a atriz, reverenciando o trabalho de Marcelino.
Ao final, Alice fez questão de posar para uma foto ao lado da equipe da empresa Cristais de Gramado, que produz anualmente o Kikito de Cristal. A primeira estatueta foi entregue ao cineasta Eduardo Coutinho.
– Antes de mais nada, estou tímida. Quem não me conhece não sabe, mas eu sou muito tímida. Mas estou honrada e feliz com a homenagem. Poder celebrar o que eu construí até aqui é muito legal. E poder estar aqui, celebrando o cinema e a cultura, resistindo, celebrando o que eu conquistei junto ao público, é muito legal – disse Alice, em uma entrevista coletiva, concedida na tarde desta sexta.
A respeito da carreira, a atriz, que está com 40 anos, disse que se sente muito honrada com as conquistas dos que abriram caminho antes dela, citando Laura Cardoso, confidenciando que ainda não a conhece e vai ter o prazer de vê-la na noite desta sexta. Ao mesmo tempo, fez uma panorama dos filmes que ela guarda muito carinho, nessa trilha entre o cinema brasileiro e o norte-americano.
– Impossível não pensar no Cidade de Deus que foi o meu primeiro filme. Ele tem também uma importância muito grande pro cinema nacional. Mas tem também o Cidade Baixa, em que tive uma personagem muito desafiadora pra mim. E agora no Eduardo e Mônica, que eu acabei de fazer, e foi um filme que veio depois da pandemia e teve um carinho enorme do público.
Aliás, a respeito de “Eduardo e Mônica”, a Alice está mais uma vez entre as finalistas a Melhor Atriz, no Grande Prémio do Cinema Brasileiro 2023, por sua interpretação de Mônica. Ela concorre com Andreá Beltrão (“Ela e Eu”), Dira Paes (“Pureza”), Kika Sena (“Paloma”) e Marcélia Cartaxo (“A Mãe”).