Quando se trata de revisitar o passado o cinema é a linguagem soberana, pois consegue revelar e ampliar numa tela imagens quase esquecidas.
Sobretudo quando a nova geração sequer sabe que existiu, em Caxias do Sul, por exemplo, um monumental espaço cultural chamado Theatro Apollo, inaugurado em 1921. Tempos depois, rebatizado de Cine Ópera, o prédio ruiu por conta de um incêndio, em 24 de dezembro de 1994.
É desse triste capítulo da história caxiense que trata o filme Quem matou o Cine Ópera?, que será exibido nesta segunda-feira (23), às 20h, na Praça Dante Alighieri, no centro de Caxias. Aliás, bem próximo de onde ficava o prédio incendiado, na esquina das ruas Pinheiro Machado com a Dr. Montaury. Atualmente, sobre os escombros foi erguida a Garagem Ópera. A sessão integra a programação do Cinema de Verão.
O diretor, Robinson Cabral, diz que a obra é uma alegoria, nem por isso, suaviza a crítica não apenas pelo incêndio em si, mas também pelo abandono do espaço, que antes de ser destruído pelas chamas, já vinha sendo saqueado internamente.