No mundo ideal do cidadão gaúcho há sempre o som de uma gaita ressoando aqui e ali. Sendo assim, nada mais coerente do que organizar e promover a circulação de uma exposição como A Fantástica Fábrica de Gaiteiros, que abre nesta quarta-feira (31) para visitação, às 19h, na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.
A mostra propõe uma imersão no universo da gaita, desde a fabricação, história, curiosidades e também apresenta o projeto Fábrica de Gaiteiros que tem sede na Barra do Ribeiro onde são fabricadas as gaitas, e 16 unidades no RS e SC onde acontecem as aulas de gaita para alunos de sete a 15 anos.
Essa é uma iniciativa do Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música, que através do projeto Fábrica de Gaiteiros, desenvolve um trabalho social de educação musical e resgate cultural. A direção da mostra é de Renato Borghetti e Marcos Borghetti e desenho da exposição, assinado pela arquiteta Emily Borghetti.
Falando em Borghettinho... Nesta quarta à noite, quem for conferir a exposição vai também ouvir o mestre tocar, ao lado do músico caxiense Robison Boeira.
— Caxias do Sul tem uma história muito linda de fábrica de acordeons, tivemos várias, a Tupy, Universal, Frascatti, entre outras. Além das fábricas temos um cenário de gaiteiros espetaculares em função do mestre italiano Eleonardo Caffi, que se instalou em Caxias para ministrar aulas de acordeom. Eleonardo Caffi formou muitos gaiteiros como Adelar Bertussi, Edson Dutra, Oscar dos Reis, Paulinho Siqueira, Daltro Bertussi, Clóvis Garzez, Manoel Cassiano, Paulinho Cardoso entre outros... Tenho certeza que o Renato não poderia ter escolhido outra cidade para a realização desse grandioso evento — explica Boeira.
A Fantástica Fábrica de Gaiteiros tem entrada franca. Visitação até 14 de setembro, de segunda a sexta, das 8h30min às 17h30min.