Em nome da diversidade, da descentralização de eventos, saindo dos pontos tradicionais, estabelecendo uma ponte entre as diferentes correntes artísticas, sem perder de vista o valor da tradição e da herança cultural, é que foi criado o projeto Forqueta Cultural, em Caxias.
A programação, que conta com cinema, teatro, música, filó comunitário e visita ao museu, ocorre entre esta sexta-feira (5) e a próxima segunda-feira (8). As atrações são gratuitas e ocorrem em diversos pontos do bairro.
Logo na abertura, na sexta, às 19h30min, tem exibição do antológico Ladrões de Bicicleta (foto acima), do cineasta italiano Vittorio de Sica. Para acompanhar o filme, haverá degustação do pien, mais uma receita afetiva do legado da Nona Severina, e uma iguaria que é presença recorrente nos almoços de colônia da Serra.
Abaixo, confira a programação:
- Sexta-Feira (5)
19h30min - Ponto de Cultura Costurando Sonhos
Cinema com Pien: Ladrões de Bicicleta e degustação de pien
- Sábado (6)
14h - Ponto de Cultura Costurando Sonhos
Visita Guiada ao Museu da Uva e do Vinho Primo Slomp
14h30min - Ponto de Cultura Costurando Sonhos
Cinema Infantil: Abominável
16h - Praça de Forqueta: Teatro na Praça Rarley Davidson, com Odelta Simonetti
- Domingo (7)
15h - Filó Comunitário - Capela Menino Deus
Grupo Felice Persone - Participação de Valdir Verona e os Violeiros da Serra Gaúcha
- Segunda-feira (8)
14h30min - Cinema na Escola — Escola Padre Vicente Bertoni - Comunidade de São Roque. Exibição de O circo, de Charles Chaplin
Apoio e incentivos
O Forqueta Cultural tem financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, apoio cultural das Empresas Randon, Focco Soluções em Gestão, Pintarisco Tintas e Orquídea Alimentos, e parceria de Tecbril Tecnologia em Tintas. A programação vai até setembro e esta é a terceira edição do projeto realizado pelo Ponto de Cultura Costurando Sonhos e Varsóvia Educação e Cultura.