O governador Eduardo Leite provou os famosos canudinhos de Galópolis durante passagem ao estande da prefeitura de Caxias do Sul no Festuris nesta sexta-feira (8). Recheados com creme doce e produzidos por uma padaria do bairro caxiense, eles viraram sensação entre os moradores da cidade. Leite também foi presenteado com dois vinhos: um rosé da Vinícola Tradição e um tinto da Vinícola Tonet.
O governador também viveu outras experiências oferecidas na feira: foi benzido no estande da Região das Missões, cantou a música Céu, Sol, Sul, Terra e Cor com o grupo Alma Gaudéria e comeu doces de Pelotas, sua cidade Natal.
Em meio à visita ao evento, conversou com a imprensa e destacou a destinação de R$ 30 milhões para a promoção do turismo gaúcho fortemente afetado pela enchente de maio. Mas, segundo ele, o investimento é ainda maior se obras de infraestrutura forem consideradas.
– Antes de vir para cá, inauguramos junto com o município de Encantado a estrada que dá acesso ao Cristo Protetor. Vai posicionar aquela região dentro do turismo religioso de uma forma muito determinante. É um investimento que o Estado fez R$ 4 milhões e o município colocou mais um valor. Vamos fazer um grande investimento na Região das Missões por conta dos 400 anos das missões jesuíticas e guaranis – exemplificou.
Atrair novos moradores
O governador também deu exemplos de investimentos na aviação regional com redução de ICMS, do querosene da aviação e concessão de aeroportos como o de Passo Fundo e de Santo Ângelo, além de recursos para os acessos ao futuro aeroporto de Vila Oliva.
– Estamos criando a nossa agência de promoção comercial e desenvolvimento do Estado. Essa agência, que é a InvestRS, vai ser também uma parceira importante para que a gente possa posicionar o Estado em vários eventos, feiras internacionais e promover o Rio Grande do Sul. Estamos atuando em todas as frentes, ocupando todos os espaços possíveis, apostando muito no turismo também pelo seu potencial ao colocar o RS sob visibilidade para o Brasil e para o mundo, para que a gente seja destino não apenas para visitação, mas para que atraindo esse interesse a gente consiga estimular as pessoas a, quem sabe, viver aqui.
* A colunista está em Gramado a convite do Festuris.