A estimativa da administração do Porto Seco de Caxias do Sul é de que cerca de 30 contêineres tenham deixado de chegar à cidade nos últimos dias por causa dos bloqueios nas estradas provocados pela chuva.
Conforme o supervisor comercial Mauro Vencato, desde quinta-feira (2), apenas dois caminhões chegaram, mas eram veículos que estavam em trânsito.
Desde então, não saiu mais nenhum contêiner dos portos de Rio Grande, no sul do Estado, e de Itajaí, em Santa Catarina. A maioria dos carregamentos tem Rio Grande como origem e está impraticável fazer o trajeto até a Serra.
— Temos relatos de algumas empresas que conseguiriam manter a produção até amanhã (terça-feira, 7), que teriam matéria-prima até terça. Outras nos falaram que têm ainda até quarta (8) ou quinta-feira (9). Algumas outras comentaram que teriam ainda para sustentar esta semana. Está bem crítico. Muitas empresas dependem de insumos tanto do Rio Grande do Sul quanto de fora, e as estradas estão difíceis para acessar — conta Ubiratã Rezler, presidente do Simecs.
Na segunda (29) e terça-feira (30) da semana passada, a operação no Porto Seco foi normal. Na quarta-feira, estava fechado porque era feriado.