A Vila da Mônica de Gramado comemora o primeiro aniversário com dois motivos para celebrar: 130 mil visitantes em um ano e a conquista da certificação LEED Platinum, concedida pela organização não governamental United States Green Building Council a edificações que alcançaram os mais altos níveis de sustentabilidade. A Vila da Mônica é o primeiro parque da América Latina a obter a certificação e, com isso, passa a estar entre os 500 edifícios mais sustentáveis do mundo.
Conforme a CEO da Vila, Manoela Moschem, desde o início do projeto o empreendimento perseguiu a certificação, que é uma das maiores de sustentabilidade do mundo.
— Os parâmetros avaliados são de sustentabilidade, desempenho e baixo impacto ambiental, eficiência energética e origem dos materiais utilizados. Tudo o que a gente colocou na construção foi pensando em cuidado no ambiente e ter um desempenho energético melhor e ter um bem-estar dos visitantes e dos colaboradores. Todas as lâmpadas são LED — exemplifica Manoela.
A placa de certificação deve ser inaugurada pelo criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, que estará em Gramado no próximo dia 13, data da festa de aniversário do parque.
Novas aventuras
O parque com atrações para todas as idades terá novidades em 2024. Segundo Manoela, haverá investimentos em equipamentos mais radicais no primeiro semestre do ano que vem.
– A gente vai ter mais diversão para uma parcela maior, para adultos e adolescentes – adianta.