Receita
A arquiteta Deise Nizzola e seu marido, Ricardo Alves, comemoram o sucesso da estreia da primeira unidade da Nowheat, por aqui. Na última sexta-feira, o casal apresentou a boa nova com delícias sem glúten, sem lactose e sem conservantes. O mercado saudável, criado pela chef Tatá Bourscheidt, de Novo Hamburgo, está instaurado no Independência Boulevard Square.
Tablado
Os dançarinos Giovani Monteiro e Caroline Zini, da Ballroom Casa de Danças, conhecidos por organizarem eventos como Salão Sul, Patrimônio Gafieira e Forró da Serra, cuidam dos detalhes finais para apresentar a Primavera Porteña. Entre 2 e 3 de setembro, Giovani e Caroline arregimentarão colegas de métier e entusiastas da cultura em um jantar temático com show internacional.
Olhares
Luana Zurlo Avila, embaixatriz da 34ª Festa Nacional da Uva, voltará ao centro das atenções de sua dedicada torcida. Na noite da próxima sexta-feira, 28, ela recepcionará apoiadores, voluntários da Festuva e colegas de concurso, durante o coquetel que evidenciará sua apresentação oficial. O encontro ocupará terá como cenário o Foyer do Intercity Hotel.
Palco e Plateia
O último fim de semana foi marcado pelo saudosismo do fã-clube que prestigiou o projeto do sonoro Mississipi Delta Blues que ganhou preview na sede social do Clube Juvenil. A animada turma ávida por rever o histórico endereço no Centro de Caxias, e a programação do evento, entrou em uma espécie de túnel do tempo para reencontrar o pessoal de sua geração criando uma atmosfera com notável potencial agregador. Nota para o presidente-executivo juvenilista, Guilherme De Fillipis e sua diretoria, e os manos João Antônio, o Toyo, e Ivana Pezzi Bagoso, anfitriões da ocasião. A boate Pelourinho também reviveu seus áureos dias com a discotecagem dos DJs Rocha Netto, Jamur Bettoni e Diego Oselame.
.
Isadora Losekann Marcon
Isadora Losekann Marcon, 27 anos, filha de Euclides Luiz Marcon e Cristine Losekann Marcon, graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria e mestre em Patologia Animal pela Universidade Federal de Pelotas, é embaixatriz da Festa Nacional da Uva 2024. No concurso, Isadora representa a Estação da Ração, comandada por Caroline Bonesi Rodrigues e Charles Cordeiro Rodrigues. Leia nas entrelinhas o dicionário particular desta aquariana do dia 15 de fevereiro neste perfil de A a Z!
.
A de Afeto: carinho e cuidado com pessoas, animais e lugares. Sentimento indissociável quando falo sobre o lugar em que vivo. Pode ser demonstrado com um simples abraço.
B de Bravura: característica do povo imigrante que construiu nossa Caxias pujante.
C de Corso da Uva e do Vinho: um dos símbolos da nossa Festa Nacional da Uva. Surgiu na segunda edição em 1932 e se mantém até hoje. Foi objeto da primeira transmissão a cores da televisão brasileira, em 1972.
D de Dedicação: entrega de tempo e esforço com honra e amor. Um dos legados que herdei da minha família.
E de Empatia: capacidade de se colocar no lugar do outro, pode ser um sincero “está tudo bem?” gerando uma conexão genuína com base na bondade e respeito.
F de Fé: confiança profunda e pessoal. Ajuda a vencer os desafios e encoraja a enfrentar novos caminhos. Os imigrantes italianos e seus descendentes têm esse atributo de forma intrínseca.
G de Galeto al primo canto: patrimônio imaterial de Caxias do Sul desde 2012, ícone da gastronomia italiana.
H de Herança: lembrança viva que transcende o tempo e mantém viva as tradições, costumes e honra o passado.
I de Imigrantes: pessoas que seguiram caminhos de um país a outro em busca de melhores condições de vida. Hoje, é razão da Caxias do Sul diversa.
J de Júlio de Castilhos: nome de uma das principais Avenidas e a primeira via pública da cidade, conhecida antigamente como “Rua Grande”. Importante para o desenvolvimento econômico e é local de vínculo, identidade e memórias afetivas de boa parte da comunidade caxiense.
K de Kinkan: laranja de ouro, símbolo da felicidade. Ácida, mas mesmo assim, uma das minhas frutas preferidas, que tínhamos atrás de casa.
L de Liberdade: a saída dos imigrantes italianos foi decorrente de muitos motivos, dentre eles, a vontade de serem livres no lugar que permitiram plantar, criar, empreender e ser felizes.
M de Memória: capacidade de guardar e evocar informações. Define a nossa identidade.
N de Narrativa: contar sua própria história, dar voz e reduzir preconceitos, eleva a compreensão e inspira pessoas.
O de Origem: a importância de olhar para o passado e lembrar da família e das raízes.
P de Proatividade: característica que carrego e acredito ser necessária para bem representar a nossa Festa Nacional da Uva.
Q de Quinzena: exatamente a partir da segunda quinzena de fevereiro de 2024, acontecerá a nossa 34ª edição da Festa Nacional da Uva e, também, meu aniversário!
R de Rainha: 90 anos da primeira rainha da Festa da Uva, eleita em 1933, Adélia Eberle.
S de Singeleza: simplicidade pura, serena e delicada, que traz leveza à vida. Característica da minha essência.
T de Trem: quando o trem passou pela primeira vez, em 1910, Caxias foi elevada a cidade com muita festa e comoção. Com ele, muitas oportunidades para a indústria e comércio.
U de União: desejo para que as Embaixatrizes e futuras Rainha e Princesas da Festa Nacional da Uva 2024, possam trabalhar em prol do sucesso da nossa maior celebração.
V de Vida: bem precioso e finito, portanto faça tudo o que te faz bem, viva da melhor maneira, com alegria, positividade, cuide bem e seja gentil com ela.
W de Wi-Fi: fio invisível que une corações, rompe distância e inspira conexões.
X de Xícara: de café ou chá servida pelas avós e exprime carinho e o calor dos sabores, me acompanha para relaxar no amanhecer, ou ao chegar em casa depois de um dia cheio.
Y de “Y”: tipo da condução das videiras que permite a maior exposição solar, otimiza o crescimento, a colheita e qualidade das uvas.
Z de Zila Lourdes Turra Pieruccini (1936-2023): rainha da Festa da Uva de 1958, marcante pelo carisma, cuidado com os outros e por honrar a família. E homenageada em nossos trajes de vindimadoras.
.
"Lembro-me de visitar a minha avó materna, Célia Rohde, antes de vir morar aqui, mas em Paraíso do Sul - RS, trazia a ambrosia fresquinha e nos ensinava a dar as primeiras pinceladas nos tecidos. Tenho muito orgulho quando conta, com sabedoria, as experiências e assim me ensina tanto."