Todos nós já sabemos que é impossível dissociar as baixas temperaturas do Sul com a rica e criativa produção para se vestir no inverno, em especial, da Serra gaúcha, e circular por aí sem a sisudez que normalmente é associada à fisionomia dos dias mais frios. Se a leitora já promoveu aquela providencial triagem de seu guarda-roupas para a Campanha do Agasalho, mostra que é possível evitar o descarte e reduzir o desperdício dos materiais e recursos utilizados no desenvolvimento de peças que usou e causou por aí, já tem um motivo consciente para investir mais. Neste editorial, cheio de bossa, exibimos propostas de looks com assinatura de mentes e mãos que se associaram na construção de uma moda feita com afeto, pensando no seu desejo em aquecer os dias.
E por falar em desejo, ele só se cria se for através de si mesmo, já que olhar para o mundo e separar aquilo de que se gosta é uma edição que parte de um filtro pessoal. Todos nós contribuímos constantemente no processo criativo. O que interessa é juntar os elementos, misturar referências e sentir que ali há um recorte, um espaço para expressar autenticidade. As tendências para este inverno são atravessadas por questões atemporais que entrelaçam o comportamento do mundo e a curadoria aqui apresentada.
Não podemos negar que o couro é um dos queridinhos durante as estações mais frias. A estética clubber que imperava nos anos 1990 e 2000 volta a tomar conta no pós-pandemia e a diretora criativa da FIG Cool Leather, Jovana Foresti, confirma: "O material é presença certa no inverno, como parte da renovação do conceito para esta temporada, exploramos o poder silencioso que ele exerce no guarda-roupas, a excelência na construção e a modelagem que atende a rotina da mulher contemporânea. Os casacos, por exemplo, já são peças atemporais."
A influenciadora digital Rosane Ballico também corrobora com a proposta de Jovana e com o charme das sobreposições, que ela acredita serem vedetes no closet e nas ruas na estação que se inicia oficialmente na próxima quarta-feira e compartilhou num post em seu perfil no Instagram: "Uma roupa básica muda totalmente de estilo quando combinada com o casaco certo, cada modelo tem o poder de dar um toque diferente a uma produção. Os looks que contemplam casacos de lã são extremamente elegantes, a opção perfeita para quem quer estar sempre na moda."
Se tem um item que é indispensável em qualquer closet, é o casaco. No inverno é possível abusar das camadas e fazer produções com muita informação. Estreante na temporada com sua marca homônima, o jovem designer de moda Felipe Soares acrescenta: "O casaco de lã é um clássico, nunca sai de moda. Essencial e elegante. A peça imprime um conceito chique que pode definir uma silhueta mais alongada ou então tornar a composição mais casual combinando até com um despojado tênis. Para as mulheres criativas, tons vibrantes e cores são a aposta perfeita."
Tecendo ainda mais conforto e ocupando cada vez mais espaço nas vitrines estão as malhas e tricots, amplamente produzidos pela região. Em tonalidades terrosas, releituras de formas clássicas e detalhes minimalistas, a estilista Paula Segato, da Gida Malhas, conta que a coleção outono-inverno 2023 foi pensada para encontros de confraternização: "A expectativa do que está por vir sem esquecermos as origens, o frio promete enriquecer propostas alinhadas ao pensamento ecológico e ao slow fashion."
"As passarelas não mentem quando estimulam a busca pela sustentabilidade e pela procedência dos materiais. Todos esses fatores aliados ao critério estético nos indicam um caminho de mudanças que vieram para ficar", comenta a consultora de imagem Michele Gubert, que emprestou sua experiência em moda para colaborar neste editorial.
Ainda no quesito inspirações para vestir nos meses que se anunciam gelados, figuram a ousadia e as cores de Teodoro Salazar, que evidencia estampas extravagantes em materiais que valorizam as linhas orgânicas e o vanguardismo de Carla Carlin que voltou os olhos ao que nos permeia, a natureza, aplicando bolsos utilitários e modelagens compartilháveis com a desconstrução do padrão de gênero e idade.
Nossa intenção foi criar conexões por meio de fios condutores do processo criativo, traçando uma rota capaz de te auxiliar no mapeamento de estilo para todas as estações. O editorial, também, buscou acessórios da BBag, de Beatriz Martins, e peças das festejadas grifes Rafaela Tomazzoni e Marasquino Anselmi.
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FICHA TÉCNICA
- Modelos: Amanda Comandulli, Ana Júlia Hendges, Emilly Sampaio e Paola Duso (CastOne Models);
- Styling e direção: Michele Gubert;
- Fotografia: Silas Abreu;
- Marcas parceiras: Marasquino Anselmi, Gida Malhas, FIG Cool Leather, Felipe Soares, Carla Carlin, BBag, Teodoro Salazar, Rafaela Tomazzoni;
- Maquiagem e cabelo: Débora Camassola e Eduardo Lopes.