Duas movimentações importantes do varejo em Caxias do Sul chamam a atenção nos últimos meses. A mais recente é o desembarque de uma gigante do comércio eletrônico, de Singapura, com um um hub logístico em Caxias. Poucos meses antes, uma marca nacional deixou de atuar com Centro de Distribuição (CD) na cidade para concentrar suas atividades em Gravataí.
Sobre a novidade na cidade, o destaque é para a Shopee, que inaugurou neste mês um hub logístico no bairro Sagrada Família. A área ocupada tem 2,1 mil metros quadrados e fica atrás da Chevrolet Sponchiado.
Além de Caxias, o local atua com a roteirização e a expedição dos pedidos de consumidores de cidades, como Bento Gonçalves, Passo Fundo, Lajeado e Carazinho.
Recentemente, a Shopee abriu também dois centros de distribuição nas regiões metropolitanas de Recife (PE) e Salvador (BA), com espaços de 10 mil metros quadrados e seis mil metros quadrados, respectivamente.
No total, a empresa possui, no Brasil, oito CDs com capacidade para atender a mais de 1,5 milhão de pacotes diariamente. As outras operações estão em diferentes Estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.
A coluna queria saber mais detalhes sobre empregos gerados e volumes movimentados em Caxias, mas a Shopee não detalhou.
Futuro do CD do Magazine Luiza
O Magazine Luiza fechou o centro de distribuição de Caxias do Sul neste primeiro trimestre do ano. Agora, a estrutura de 27 mil metros quadrados, no Distrito Industrial, se torna condomínio de pavilhões para locação. Isso significa que ele poderá ser alugado por mais de uma empresa. A entrega do pavilhão para a imobiliária Bassanesi foi feita no mês passado.
O Magalu informou que o encerramento das atividades fez parte de um processo de aumento de eficiência logística. As atividades, até então desenvolvidas no CD de Caxias do Sul, foram transferidas para o recém-inaugurado em Gravataí.
Também buscamos uma resposta da varejista sobre a realocação das pessoas que trabalhavam no CD caxiense. Segundo a varejista, desde o começo do ano, a área de gestão de pessoas do Magalu tem um plano para tentar realocar os colaboradores que atuavam no CD de Caxias. Até o momento, 35% foram realocados e outros 50% participam de processos seletivos por indicação do Magalu. Por decisão própria, o restante dos funcionários decidiu não se realocar. O número total de profissionais não foi divulgado.