"Marcos Pontes conseguiu ir para o espaço e não pôde chegar a tempo em Caxias do Sul para o evento de hoje". Foi assim que o presidente da CIC Caxias, Celestino Loro, abriu o café da manhã promovido nesta sexta-feira (29) para receber o astronauta, piloto de testes, engenheiro aeronáutico e ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes. Devido ao mau tempo em São Paulo, o voo foi cancelado, mas o convidado participou de forma virtual.
Pela segunda vez como convidado da CIC, Pontes destacou sua trajetória até chegar a Nasa e falou da importância do planejamento para alcançar sonhos. Ele também abordou sua história mais recente como ministro, função que desempenhou até março, quando deixou o cargo para poder concorrer a deputado federal.
Ao fim da explanação, por volta das 11h, Pontes afirmou que o tempo estava melhor e que se preparava para embarcar rumo a Caxias, onde terá outros compromissos ao longo do dia, como visita a UCSGraphene e empresas da cidade, como a Rodoil, que tem projetos envolvendo o grafeno.