A jornalista Juliana Bevilaqua colabora com a colunista Babiana Mugnol, titular deste espaço
É sabido que o comércio caxiense enfrentou muitos desafios durante a pandemia, assim como outros setores da economia. Mas agora o Sindilojas que detalhar essas dificuldades. Por isso, desde o início da semana, a entidade realiza uma pesquisa, online, junto aos lojistas associados.
O levantamento inclui perguntas como: as empresas fizeram empréstimos? Estão conseguindo pagar? Como foi a negociação dos aluguéis? Quanto representou o faturamento das vendas online? Houve contratação de pessoal? Elas pretendem investir nos seus negócios em 2022?
Conforme a coordenadora do Departamento de Pesquisa do Sindilojas, Lizete Vieira Zamboni, a partir dos resultados – que devem ser conhecidos na segunda semana de fevereiro –, um plano estratégico será elaborado para auxiliar os lojistas.
— O objetivo é conhecer melhor a realidade dos nossos lojistas. A pandemia teve sérias consequências, alguns negócios não conseguiram trabalhar, tiveram que buscar recursos em instituições financeiras. Também enfrentaram reajustes nos aluguéis, e nem todo mundo conseguiu suportar e renegociar. Na retomada, houve dificuldades para repor estoque — destaca.
Pelo fato de os comerciantes estarem envolvidos com as vendas de Natal, o Sindilojas preferiu o formato digital para a pesquisa. A entidade tem 1,5 mil associados e a meta é atingir 800 respondentes.