O amanhecer de domingo (30) foi marcado pela geada em Panambi, no noroeste gaúcho. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mínima foi de 1°C no município e ao longo do dia não deve passar dos 12°C.
Quem acordou cedo deparou com belas paisagens, apesar do frio intenso. É o caso do morador Anderson de Oliveira, do bairro Jardim Paraguai, na zona sul do município. O publicitário relata que no sábado, ao verificar a previsão do dia seguinte, decidiu fazer uma experiência e deixou roupas molhadas no varal.
— Por volta das 7h30min, quando saí de casa, deparei com as roupas no varal todas congeladas, parecendo tábuas de tão duras que estavam. Os telhados das casas estavam branquinhos e os carros com uma grossa camada de gelo. Era possível retirar esse gelo de cima dos carros, sendo até possível fazer bonecos. Uma cena atípica em Panambi — relatou.
Conforme Oliveira, alguns pontos do município seguiam com geada por volta das 11h deste domingo. Segundo a Climatempo, a forte massa de ar frio de origem polar que já está atuando sobre o Sul do Brasil causou o primeiro novo recorde de frio no Rio Grande do Sul e também a primeira temperatura negativa de 2024.
— Esta grande bolha de ar gelado que veio da Antártica é a massa de ar frio mais forte que o Brasil já experimentou este ano e tem potencial para provocar temperaturas negativas em muitas áreas da Região Sul neste fim de semana — explicou a meteorologista Josélia Pegorim.