Um gato-maracajá foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros de Passo Fundo, no norte gaúcho, neste domingo (24). O felino foi encontrado embaixo de uma churrasqueira localizada na área de serviço de uma casa na Rua Cruz de Souza, no bairro São José.
O morador da residência, Danilo Gonçalves da Fontoura, relata que percebeu que algo estranho estava acontecendo quando os cães que vivem com ele no local começaram a latir.
— Eu acho que ele (o gato-maracajá) devia estar desde a tarde de sábado (23) pelas redondezas, porque meus cachorros estavam agitados. Devia estar em alguma árvore aqui de casa. Pela manhã, deve ter tentado sair e caiu no pátio, aí foi quando ouvi os latidos. Chamei minha irmã e minha tia e constatamos que não era um gato doméstico — relata.
O felino da espécie Leopardo wiedii foi capturado e reinserido em seu habitat natural. Segundo o Corpo de Bombeiros, a captura foi tranquila e ocorreu por volta do meio-dia.
Também conhecido como gato-do-mato, ele caça à noite, sem a companhia de outros animais. Quando filhote, possui semelhanças com os gatos domésticos, mas quando atinge a vida adulta passa a apresentar patas e cauda grandes.
O felino é importante controlador de espécies que são suas presas, em especial pequenos mamíferos herbívoros, além de influenciar a distribuição de polinizadores, como aves e insetos. O desmatamento é um dos fatores que influência na migração desse animal para áreas urbanizadas.