O processo de inscrição de projetos que desejam ser contemplados pela Consulta Popular segue até sexta-feira (18), no site da ferramenta. Desde o dia 30 de setembro, data do lançamento do programa em 2024, 191 propostas foram enviadas. Dessas, 24 são projetos de 13 municípios das regiões norte e noroeste do Estado.
Além de Passo Fundo, que possui um projeto na área de desenvolvimento social, municípios como Frederico Westphalen, Mato Castelhano e Soledade também já definiram as suas prioridades para a Consulta Popular 2024 (confira a lista completa abaixo).
A última edição do programa contou com 852 propostas, um aumento de 50% em relação a 2022, segundo o governo do Estado. Neste ano, o governo do Rio Grande do Sul destinará R$ 60 milhões para a execução dos projetos aprovados.
Em 2024, a ferramenta tem como tema a reconstrução do Estado, após as enchentes de maio. O objetivo é garantir que a reconstrução do Rio Grande do Sul não seja apenas focada no reparo dos danos causados, mas também que promova um desenvolvimento mais seguro e sustentável para o futuro.
As propostas podem ser apresentadas nas seguintes áreas: agricultura, turismo, justiça e direitos humanos, meio ambiente, cultura, desenvolvimento rural, transportes, esporte e lazer, desenvolvimento econômico, inovação, ciência e tecnologia, trabalho e desenvolvimento profissional, desenvolvimento social, habitação e desenvolvimento urbano.
Entre os dias 7 e 18 de outubro também acontecem as assembleias iniciais regionais, convocadas pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). Em Passo Fundo, a assembleia do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Produção aconteceu no dia 10 de outubro, no anfiteatro do prédio do curso de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF).
A partir do dia 25 de outubro iniciam-se as assembleias públicas intermediárias e as assembleias regionais ampliadas. A quinta e última etapa será a votação da Consulta Popular, entre 2 e 6 de dezembro.
Confira as propostas da região norte e noroeste cadastradas até o momento
- Água Santa: nove projetos nas áreas de Desenvolvimento Rural, Desenvolvimento Social, Esporte e Lazer, Agricultura, Turismo e Cultura
- Casca: um projeto na área de Turismo
- Coqueiros do Sul: um projeto na área de Desenvolvimento Rural
- Fontoura Xavier: dois projetos nas áreas de Trabalho e Desenvolvimento Profissional e Desenvolvimento Social
- Frederico Westphalen: um projeto na área de Desenvolvimento Rural
- Jaboticaba: dois projetos nas áreas de Desenvolvimento Rural e Desenvolvimento Social
- Mato Castelhano: um projeto na área de Meio Ambiente
- Palmeira das Missões: um projeto na área de Inovação, Ciência e Tecnologia
- Passo Fundo: um projeto na área de Desenvolvimento Social
- Sarandi: um projeto na área de Desenvolvimento Social
- Seberi: dois projetos na área de Desenvolvimento Social e Habitação
- Soledade: um projeto na área de Desenvolvimento Social
- Tapejara: um projeto na área de Desenvolvimento Social