O temporal que atingiu o RS durante esta quinta-feira (24), causou estragos em Erechim e Barão de Cotegipe, no norte gaúcho.
No final da tarde, o prefeito de Erechim, Paulo Polis, e a secretária de administração, Izabel Ribeiro, assinaram o decreto nº 5.860, que declara situação de emergência em toda a área da cidade.
Segundo a Defesa Civil, são 185 casas danificadas pela chuva e fortes rajadas de vento que chegaram a até 122 km/h. Quedas de árvores foram registradas. Ninguém se feriu.
Entre os bairros atingidos estão Presidente Vargas, Agrícola, Cotrel, Liberdade, Cristo Rei, Poletto, Progresso, Industrial e Rio Tigre.
A Defesa Civil segue atualizando os números de famílias e bairros atingidos no município. O coordenador do órgão em Erechim, Vagner Manica, orienta as pessoas a solicitarem lonas, se necessário, na sede da Defesa Civil e no Corpo de Bombeiros.
— Também temos várias equipes nas ruas entregando lonas. Por isso, o número atualizado de famílias atingidas deve ser divulgado somente depois — afirma.
Erechim também enfrenta falta de água. Segundo a Corsan, o problema é causado por desabastecimento de energia. "A falta de luz, em função do temporal, paralisou a captação de água na barragem do rio Ligeirinho para tratamento, e o nível de armazenamento dos reservatórios baixou", diz nota da companhia. A expectativa é que a eletricidade retorne durante a próxima noite.
Em Barão de Cotegipe, ao menos 55 casas foram destelhadas pelo temporal. Segundo informações dos Bombeiros Voluntários do município, a cidade está sem energia elétrica desde as 14h.
A concessionária RGE, que atende a cidade, registrava, por volta das 17h30min, 150 mil clientes sem energia elétrica. A região norte é uma das mais afetadas, segundo a empresa.
O telhado da residência de Teresinha Biasus, 75 anos, foi um dos danificados em Barão de Cotegipe. Ela estava em casa na hora do temporal.
— Foi um susto. Ainda estou com as pernas tremendo. Já moro aqui há uns 40 anos. Já tinha dado temporal, mas não assim como esse — disse.
O Corpo de Bombeiros Voluntários da cidade distribui lonas e auxilia na cobertura das residências. Até o momento não há informação de feridos nos municípios atingidos.