Em mais uma etapa da Operação Piracema, realizada na última quinta-feira (28), 5,4 mil metros de redes de pesca ilegais foram apreendidos nas regiões norte e noroeste do RS. A ação do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) aconteceu em seis municípios: Pontão, Barracão, Nicolau Vergueiro, Ernestina, Esperança do Sul e Porto Vera Cruz, onde houve troca de tiros.
Rios e barragens do interior do Estado foram o foco da fiscalização, que teve como objetivo o combate à pesca ilegal e predatória, uma vez que o período da piracema segue até 31 de janeiro de 2024. As equipes também inspecionaram acampamentos e áreas de preservação permanente, onde os materiais foram apreendidos.
Na cidade de Porto Vera Cruz, o 3º BABM foi surpreendido com tiros durante patrulhamento no Rio Uruguai. Com ajuda de drone, uma embarcação foi flagrada se movimentando pelas águas e seus tripulantes recolhendo, e quando os policiais se aproximaram um homem atirou contra a equipe.
Na sequência, objetos foram descartados no rio, incluindo a arma. Ao abordar a embarcação, foram identificados três tripulante argentinos, sendo um menor de idade que foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Santo Ângelo. Já os dois homens foram conduzidos à Delegacia de Polícia Federal.
Em um galpão, ainda em Porto Vera Cruz, foi encontrado um freezer com estoque de pescado, contendo surubim, piava, grumatã, cascudo e dourado, espécie ameaçada de extinção e que tem sua pesca proibida. Também foi constatada a construção de um acampamento em área de preservação permanente. O responsável foi identificado e autuado por crime ambiental e crime contra a ordem tributária.
Mais apreensões
O lago da Usina Hidrelétrica Passo Fundo foi o foco da operação em Pontão, onde foram apreendidos 500 metros de redes e 200 anzóis. Um homem também foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Passo Fundo pois portava uma espingarda calibre .20 com numeração raspada e cinco cartuchos carregados.
O BABM retirou ainda mil metros de redes ilegais do Rio Uruguai, no município de Barracão, durante patrulhamento. Peixes que estavam presos na malha, como cascudo, jundiá e palometa, foram devolvidos a água.
Na Barragem de Ernestina, entre os municípios de Nicolau Vergueiro e Ernestina, os policiais militares localizaram, 1,2 mil metros de redes de pesca. Durante a abordagem, seis pessoas foram flagradas realizando a pesca ilegal na barragem e tiveram uma embarcação com motor apreendida.
Na Barra do Turvo, em Esperança do Sul, a equipe do 3º BABM apreendeu 2,7 mil metros de redes de pesca, 3,5 metros de espinhel e 11 esperas amarradas em galhos de árvores. Os peixes que estavam presos aos apetrechos foram reinseridos no ambiente aquático.