Desde a inauguração do novo terminal do aeroporto Lauro Kortz, em Passo Fundo, no início do ano, a quantidade de voos decolando e pousando teve grande aumento. Atualmente três companhias fazem a ponte entre a cidade do norte do Estado e aeroportos de São Paulo, porém, nas últimas semanas, cancelamentos têm pego passageiros de surpresa.
De acordo com um levantamento feito pela Infraero, entre a última quinta-feira (22) e esta segunda-feira (27), quatro voos da empresa Azul Linhas Aéreas com destino a Campinas (SP) foram cancelados. E além dos cancelamentos que já aconteceram, na quarta-feira (28) já existe a confirmação de que outra viagem desta linha aérea não acontecerá. Segundo nota da empresa, a situação se deve a "questões operacionais".
Quem acabou tendo uma surpresa com um destes cancelamentos foi a micropigmentadora Bárbara Juriati. No sábado (24), ela iria sair de Passo Fundo, fazer escala em Campinas, para depois viajar a Curitiba (PR). Mas na manhã do dia do embarque ela foi informava via e-mail que o voo não aconteceria.
— Decidi ir até o aeroporto conversar diretamente com o pessoal da empresa aérea. Fui remanejada de voo. Acabei viajando não sábado, mas domingo. Precisei pegar meu veículo e ir até Porto Alegre.
Depois dos momentos de tensão, a micropigmentadora viajou de carro até Porto Alegre, onde conseguiu um voo que permitiu chegar a tempo de seu compromisso profissional. A volta da viagem também foi para capital gaúcha, o que fez Bárbara dirigir os quase 300 quilômetros de estrada que separam Porto Alegre de Passo Fundo.
Por nota, a Azul informou que os passageiros são remanejados em outros voos e recebem a assistência necessária.
"A empresa destaca que os Clientes estão sendo avisados e recebendo toda a assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), sendo reacomodados em outros voos da companhia. A Azul lamenta eventuais transtornos causados aos clientes e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações."
Possível cancelamento da linha aérea
Segundo Bárbara, enquanto estava no aeroporto de Passo Fundo buscando uma solução para a situação, uma funcionária teria relatado que a linha aérea seria extinta.
—Fomos informados que os voos dessa empresa não sairiam mais de Passo Fundo. A partir de certa data seriam todos cancelados — revelou.
Sobre o possível cancelamento da rota Passo Fundo a Campinas (SP), GZH Passo Fundo procurou a Azul Linhas Aéreas, empresa que Bárbara viajou. Segundo a assessoria da companhia, não existe previsão de encerramento da linha, porém, frisou que alterações nos horários e frequências podem ocorrer nos próximos dias.
"A Azul informa que seguirá com voos diários entre Passo Fundo (RS) e Campinas (SP), porém, como parte de um processo normal de ajuste de capacidade à demanda, alterações nos horários e frequências podem ocorrer nos próximos dias."
Situação das outras empresas aéreas
GZH Passo Fundo procurou também as outras duas empresas que operam no aeroporto Lauro Kortz. A Latam, através de nota, afirmou que não registrou cancelamentos de voos no último mês em Passo Fundo e a operação segue normalmente com um voo chegando e outro saindo diariamente.
Após a publicação da matéria, a companhia GOL respondeu as tentativas de contato. Conforme nota, neste mês de junho um voo foi cancelado no dia 9 e outro será nesta quinta-feira (29). A companhia informou que o cancelamento das duas viagens faz parte de "ação inerente ao mês de baixa temporada". No dia 17 de julho, outra viagem com destino a São Paulo também não deve acontecer.
GZH Passo Fundo
Entre em contato conosco: