
O Ypiranga iniciou a Série C deste ano com um desempenho impressionante. Com a vitória desta quinta-feira (30), por 1 a 0 contra o Figueirense, o Canarinho segue com 100% de aproveitamento na competição. O início, inclusive, é o melhor do time gaúcho na história da Terceirona.
Com três vitórias em três jogos, a equipe do técnico Thiago Carvalho atingiu o melhor retrospecto desde 2016 (confira abaixo), quando disputou a Série C pela primeira vez. O comandante não hesitou em comemorar tal feito e ainda destacou que isso deixa a equipe mais próxima do primeiro objetivo: estar entre os oito times que avançam à fase decisiva.
— A vitória foi muito importante, primeiramente pelas circunstâncias que passamos nesse mês, não só o Ypiranga, mas para todo o Estado. Fiquei muito feliz em retornar vencendo, mas é importante seguirmos no mesmo caminho. Iniciar bem a competição, que é muito equilibrada, nos dá uma confiança muito boa e também nos deixa mais próximos de chegar em alguns objetivos do nosso trabalho — disse Thiago Carvalho.
O confronto desta quinta-feira foi o primeiro do Canarinho depois das enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul neste mês. O último desafio do clube tinha sido em 1º de maio, quando venceu o Athletico Parananese por 2 a 1, pela Copa do Brasil. Assim, Carvalho analisou as adversidades que foram superadas, como por exemplo, o ritmo de jogo que, comparado ao Figueirense, estava abaixo — o time catarinense tinha disputado cinco jogos pela competição, enquanto o gaúcho apenas dois.
— Esse período sem jogos foi uma experiência diferente pra mim dentro do futebol. Eu não sabia como íamos nos comportar, mas dentro do esperado, fomos muito bem em alguns momentos. No primeiro tempo, por mais que não tivemos maior posse de bola, brigamos mais pelas jogadas e merecemos a vitória parcial, por mais que não aproveitamos todos os contra-ataques. No segundo, eu poderia falar da questão de ritmo que alguns jogadores sentiram, mas acredito que esse não foi o fator determinante, apesar de ter feito trocas bem cedo. Deixamos de jogar futebol e ficamos na bola longa por conta do campo, o que gerou uma certa desconfiança nos atletas. Nisso, o Figueirense começou a ter mais coragem nas finalizações, mas são situações que acontecem, ainda pelo pelo psicológico de retorno — avaliou o treinador.
Além das trocas por cansaço físico, o treinador teve de substituir o lateral-direito Gedeílson, que saiu de campo lesionado, aos 20 minutos da segunda etapa. Ele será melhor reavaliado nesta sexta-feira (31).
— A situação Gedeílson me preocupa sim, até pelo jogo que teremos já no domingo. É bem recente, não sabemos o que realmente aconteceu, mas é uma preocupação. Vamos avaliar o mais rápido possível para ver se tem condições ou não.
Na tarde desta sexta-feira (31), o elenco realiza o único treino antes de embarcar para São Paulo, na madrugada de sábado (1º). Isso porque já no domingo (2), o Ypiranga enfrenta o São Bernardo, às 16h30min, pela sétima rodada da competição.
Veja todas as arrancadas do Ypiranga na Série C desde 2016:
2016
- Juventude 1 x 1 Ypiranga
- Ypiranga 2 x 1 Botafogo-SP
- Portuguesa 3 x 1 Ypiranga
2017
- Ypiranga 2 x 2 Joinville
- Tupi 0 x 2 Ypiranga
- Bragantino 1 x 0 Ypiranga
2018
- Joinville 1 x 0 Ypiranga
- Ypiranga 2 x 1 Operário
- Volta Redonda 3 x 2 Ypiranga
2019
- Ypiranga 0 x 1 Paysandu
- Atlético-AC 1 x 1 Ypiranga
- Ypiranga 2 x 0 São José
2020
- Brusque 2 x 1 Ypiranga
- Ypiranga 2 x 1 Londrina
- Boa Esporte 1 x 1 Ypiranga
2021
- Ypiranga 2 x 0 Panará
- Mirassol 1 x 2 Ypiranga
- Criciúma 2 x 1 Ypiranga
2022
- Ypiranga 0 x 2 Aparecidense
- Confiança 0 x 0 Ypiranga
- Ypiranga 2 x 1 Vitória
2023
- América-RN 1 x 2 Ypiranga
- Ypiranga 1 x 1 CSA
- Ypiranga 5 x 0 Paysandu