Em evento no Instituto Aliança Empresarial na manhã desta terça-feira (5), empresas da Região Norte do RS discutiram a preparação para o South Summit 2025. Representantes do Estado, do evento e de setores de inovação apresentaram ideias para fomentar projetos locais, traçando objetivos a médio e longo prazo.
A diretora do Instituto Aliança, Márcia Capellari, será a representante regional no evento. Conforme ela, neste momento são avaliados o preparo das empresas para receber possíveis investimentos no South Summit.
O foco maior é para as áreas do agronegócio, indústria e tecnologia:
— Estamos definindo startups e ações regionais que fazem parte do nosso ecossistema de inovação, olhando seus níveis de maturidade para receber investimentos e fazer negócios de forma estadual, nacional e até mesmo internacional. Nem só aporte financeiro, mas abrir novas portas para que estejam representados e possam potencializar seus negócios para o mundo — resume a diretora institucional.
No evento, o diretor-geral da Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Sandro Kirst, falou sobre o cenário estadual e as frentes de trabalho de cada região, que no norte gaúcho são focadas no agronegócio e na saúde. Entre os destaques, apontou a necessidade de expandir a inovação para novos grupos.
— É preciso trazer outros atores para dentro do ambiente da inovação, motivar outras pessoas a querer saber de inovação. Precisamos frequentar outros ambientes e estarmos envolvidos — destacou.
A próxima edição do South Summit Brazil ocorre entre os dias 9 e 11 de abril de 2025, no Cais Mauá, em Porto Alegre.