O espetáculo deste sábado (23) na Praça Marechal Floriano, parte da programação do Natal Sonho e Luz de Passo Fundo, levará os holofotes para Nina Vogel, artista que nasceu em Erechim e cresceu em Carazinho, no norte gaúcho.
Acompanhada de uma Orquestra de Câmara formada por seis músicos de Porto Alegre, ela apresentará sua versão autoral do concerto cênico "Pedro e o Lobo”, uma adaptação da fábula clássica escrita por Sergei Prokofiev em 1936. Nina contará a história sozinha com ajuda de um figurino estendido, que também é cenário e palco(veja o serviço abaixo).
É do movimento entre diversos formatos e gêneros textuais e artísticos que Nina Vogel construiu sua carreira como multiartista. A gaúcha viveu em São Paulo (SP) por 20 anos e voltou a Carazinho em 2020, quando começou a pandemia de covid-19.
Antes, se formou em teatro na Escola Superior de Artes Célia Helena e recebeu a Bolsa Lisa Simon no Art Institute do O'Neill Theatre Center, nos Estados Unidos. Ao longo da vida, trabalhou em espetáculos com marionetes, foi designer de figurinos e cantora. Com 15 anos de formação em canto lírico, se apresentou em diversos estados do Brasil, nos Estados Unidos, França e Canadá.
Em Carazinho, Nina cresceu no meio cultural, uma vez que a mãe era professora de piano do Instituto Carlos Gomes. No entanto, a caçula de três irmãos foi a única da família a ir para o mundo artístico. Isso aconteceu três anos depois de cursar a faculdade de Direito, curso que largou para se dedicar exclusivamente à arte.
— Tem muito de uma crença e um paradigma local de que não dá pra viver de arte. A arte é considerada só um hobby ou alguma coisa secundária. Enquanto as crianças estão na escola e na adolescência é muito bonito e nas apresentações de balé e de música, mas logo em seguida a pergunta é "o que que você vai fazer, que vestibular vai prestar". Isso aconteceu comigo e não acho que é à toa que estou aqui agora, depois de quase 20 anos, voltando com a chance de mudar esse paradigma — contou.
Projetos para 2024
Por acreditar que os artistas têm o poder de inspirar as pessoas, Nina decidiu neste ano dar vida a um novo projeto Arte e Ando pelo Mundo - uma websérie que vai documentar a sua passagem pelos 5 continentes do planeta, a partir da perspectiva e experiências de uma artista independente.
A primeira temporada será contada em sete vídeos, passando por seis países, tendo seu lançamento marcado para 2024. As gravações iniciaram ainda em abril deste ano, no Chile, quando participava do 7º Festilambe de Valparaíso, e seguiram no mês de junho durante a participação da artista na Quadrienal de Praga, na República Tcheca. Para 2024 estão previstas passagens pelo Canadá, Senegal, Japão e Taiwan - com novas produções, residências artísticas e palestras.
Um de seus projetos é a produção do filme subaquático We Me: Dançando com o Invisível, que será uma co-produção entre o Brasil e Canadá. Sua criação foi escolhida pelo Júri das bolsas da Associação Internacional das Cidades Amigas das Artes da Marionete, para receber uma bolsa-prêmio, assinada por representantes de cinco países, que é concedida somente a cinco artistas por ano.
No momento, a artista está na fase de preparação física: ela precisa se concentrar na respiração, uma vez que o filme será filmado embaixo d'água.
— Existem diferenças significativas para o mergulho no Brasil e no Canadá e, para atender aos requisitos, preciso obter um certificado de freediving, o que exige um rígido preparo físico — explica ela.
Até o lançamento, o processo é lento: é preciso um cuidado especial com a montagem, cenário e coordenação das equipes, visto que uma parte é canadense e outra brasileira. Outra preocupação é com o material, que precisa ser fluido e trazer texturas embaixo d'água.
— Esses seres serão esculturas feitas de material transparente, que serão preenchidas com água, o que a torna agente também, personagem ativa na narrativa, por isso estou buscando materiais leves e funcionais que permitam movimentos orgânicos e fluidos embaixo d'água —pontuou a artista.
Espetáculo "Pedro e o Lobo" em Passo Fundo
- Quando: 23 de dezembro
- Horário: 18h30min
- Local: Praça Marechal Floriano (Em caso de chuva, o evento será transferido para o teatro municipal Múcio de Castro)
- Classificação: livre
- Duração: 30 minutos