Pelos versos de inspiração do poeta embalados pelo som da melodia é que surge a composição vencedora da 22ª Seara da Canção Gaúcha, realizada no último fim de semana em Carazinho. "O Verso e a Melodia", com letra do poeta Rodrigo Bauer e música de Felipe Goulart, é uma milonga da linha "Contemporânea Gaúcha" que faz referência ao encontro dos versos e da melodia em forma de romance.
Interpretada por Pirisca Grecco e Lú Schiavo, a música promove um enlace entre os dois cantores para simbolizar a composição musical como fruto deste romance.
— Fui convocado para escrever uma letra para ser cantada por duas vozes, uma masculina e uma feminina. Aí me ocorreu que o gênero masculino fosse a representação do verso, do poema, e o gênero feminino fosse a representação da melodia, da harmonização, da música — disse o autor da letra, Rodrigo Bauer.
A definição poética da composição chama a atenção para o difícil papel do poeta em buscar inspiração diante da folha em branco. A música começa em um momento onde os dois intérpretes, como representação do verso e da melodia, contam a história de como nasceram pelas mãos dos autores. Em seguida, a união em dueto transforma o refrão em um romance entre os dois gêneros que, juntos, dão luz à composição como um todo.
— Quando eu visualizei, imaginei no palco essas duas figuras e me surgiu essa melodia, meio que imaginando como seria o trecho que ela cantaria e o trecho que ele cantaria até a hora em que os dois se juntam, que é quando o verso encontra a melodia — afirma Felipe Goulart, compositor da música.
"O Verso e a Melodia" é uma composição que integra a linha Contemporânea Gaúcha do festival. Além dessa, a Seara reúne ainda as linhas Nativista e Galponeira.
A união de dois grandes cantores
O convite para que Pirisca Grecco e Lú Schiavo interpretassem a composição surgiu por parte dos dois autores da música, por meio da admiração de ambos pela dupla de artistas. Pirisca, autor de diversas obras consagradas pelo Rio Grande do Sul, conquistou com "O Verso e a Melodia" seu primeiro título de campeão da Seara da Canção Gaúcha.
— Nesses últimos anos tenho tido a grata oportunidade de participar, não só cantando sozinho, mas em duetos também. E agora com o Lú Schiavo, veio o tão sonhado prêmio — disse Grecco.
Lú Schiavo, que pela primeira vez esteve no palco da Seara, diz que o convite foi representativo de emoção e sentimento, já que teve a oportunidade de estar no palco ao lado de um de seus ídolos.
— Quando adolescente eu já admirava muito o trabalho do Pirisca. Foi uma alegria, uma honra, um momento especial e de muita troca — pontuou.
Rodrigo Bauer, autor da letra, escreve poemas desde a adolescência. Com 15 anos publicou seu primeiro poema e, desde então, já acumula mais de 70 prêmios em festivais de música. Felipe Goulart, responsável pela melodia, é natural de Itaqui. Ele iniciou sua trajetória inicialmente como instrumentista e, ao longo dos anos, começou a compor músicas para festivais.
Além da interpretação dos cantores Pirisca Grecco e Lú Schiavo, "O Verso e a Melodia" teve a participação de Felipe Goulart no violão, Charlise Bandeira na flauta, Paulinho Goulart no acordeon, Diogo Barcelos no piano e Alexandre Scherer no baixo.
Ao todo, 664 músicas foram inscritas para a 22ª Seara da Canção Gaúcha. O festival reuniu cerca de 5 mil pessoas entre os dias 27, 28 e 29 de outubro, no Ginásio da Acapesu, em Carazinho.
Vencedores da 22ª Seara da Canção Gaúcha
- Melhor Canção da 22ª Seara da Canção Gaúcha: O Verso e a Melodia
- Melhor canção da linha Nativista: Colheita
- Melhor canção da linha Galponeira: Acolherados
- Melhor canção da linha Contemporânea Gaúcha: O verso e a melodia
- Melhor canção da Categoria Local: Eu também sou bombeador
- Melhor tema sobre Carazinho: Eu também sou bombeador
- Música mais popular: Cabanha do Ouriço
- Melhor letra: O verso e a melodia
- Melhor melodia: Colheita
- Melhor intérprete: Pyetra Hermes (Guria)
- Melhor instrumentista: Ricardo Comasseto (Colheita)
- Melhor arranjo vocal: Colheita
- Melhor arranjo instrumental: Essência do Gauchismo
Vencedores da 9ª Searinha
Categoria Piazito
- Valentina Corrêa
- Muriel Kirst
- Julia Schu
Categoria Piá
- Emanuele Corrêa
- Henry Guilherme da Silva Ramos
- Anita Rodrigues
Colaborou Alessandra Hoppen.