A sustentabilidade já se tornou parte essencial das empresas. De acordo com uma pesquisa da Amcham Brasil, Câmara Americana de Comércio para o Brasil, 71% das companhias nacionais adotaram práticas sustentáveis nos últimos 12 meses. Segundo o levantamento Panorama ESG 2024, 78% dos negócios têm como motivação o compromisso ambiental e social.
Este é o caso da Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG, que firmou uma parceria com a Coprel, cooperativa gaúcha especializada em distribuição, geração e comercialização de energia. Com essa união, a Sicredi passará a ter energia limpa e renovável nas 28 agências da cooperativa. Planejando a abertura de mais três unidades de atendimento no estado mineiro ainda em 2024, os espaços também contarão com a solução sustentável.
– Desde que iniciamos a história de nossa cooperativa, nossas ações sempre tiveram em sua pauta proporcionar o crescimento das pessoas e comunidades cuidando do ambiente onde vivemos – comenta o diretor de operações da Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG, Valdeci Nardi.
A Sicredi Integração de Estados RS/SC/MG consome, mensalmente, cerca de 70 mil kW de energia com sua estrutura física. Com o propósito de desenvolver a comunidade e seus negócios de forma sustentável, a Coprel será a responsável pelo fornecimento de energia limpa, sem emissão de carbono e com origem em sistemas fotovoltaicos para a instituição.
– Esta parceria vem comprovar que nossa essência é muito mais do que dinheiro, e sim contribuir para a construção de uma sociedade mais próspera por meio de iniciativas sustentáveis, que também gerarão economia financeira ao nosso negócio e nos concederão o Certificado Verde, de energia limpa – detalha Nardi.
O Sicredi conta com soluções únicas para quem deseja entrar para o mercado de energia renovável e investir em práticas mais sustentáveis. Confira três opções da cooperativa voltadas para energia solar:
1. Financiamento Energia Solar
Com o Financiamento Energia Solar, os associados conseguem pagar a instalação de sistemas fotovoltaicos. Neste caso, o valor financiado será creditado diretamente na conta do fornecedor de energia, e o associado escolhe a forma de parcelamento, com prazos flexíveis, conforme a sua necessidade.
2. Consórcio Sustentável
O Consórcio Sustentável permite que o associado faça a instalação de seus painéis solares, com um projeto sustentável com parcelas sem juros, que podem ser quitadas em até 120 meses. Além disso, o associado pode participar de sorteios mensais ou antecipar a contemplação por meio de lances.
3. Seguro Placa Solar
O Seguro Placa Solar é a opção para quem quer investir em um projeto sustentável, mas não abre mão da segurança. Com essa solução, o associado consegue proteger o equipamento de forma completa. O consumidor tem cobertura total do valor do projeto, incluindo mão de obra e amparo para danos externos.