Uma turma formada em 1974 durante a catequese no interior de Casca, no norte do Estado, vai se reencontrar meio século após a celebração. O encontro está marcado para 1º de dezembro, a exatos 50 anos da missa de primeira eucaristia na mesma paróquia onde fizeram a comunhão.
Estarão no evento os catequizados, junto do padre que rezou a missa e os três catequistas. A ideia foi de reunir a turma veio do escritor Luis Roque Gazaro:
— Tudo começou quando encontrei um amigo em Casca e vi uma foto de toda a turma reunida em frente ao altar. A partir daí localizei o padre Dino Ciotta e todo o resto da turma. Nos encontramos uma vez por ano desde 2018, mas agora vamos reunir todos para celebrar.
A turma de catequizandos, que nos anos 1970 tinham idades por volta dos 10 anos, hoje está espalhada pelo interior do Rio Grande do Sul.
Entre eles, um dos catequistas, Cezar Luiz Baccin, hoje é comerciante e mora em Caxias do Sul. Ele virá ao evento para lembrar o elo com os alunos daquela época:
— Eu tinha em torno de 15 anos, mas ainda era uma criança. Após as aulas, a gente brincava junto e jogávamos bola. Me lembro muito bem de todos eles, foi um trabalho que realizei e estar nessa festa é uma satisfação.
A festa será na Linha 17 Parobé em Casca, na mesma Paróquia Evangelista, onde as mesmas pessoas se encontraram há 50 anos.
As celebrações começam a partir das 9h na igreja, com momentos para falas e homenagens. Às 10h30min será celebrada a missa e, ao meio-dia, será servido um almoço festivo no Clube Juvenil Parobé.
— A expectativa é grande, porque é um evento inédito para a igreja. Perdemos apenas um colega, a maioria está viva. Então é um momento especial, um dia que vai ficar para história. Todos continuam com aquele espírito e alegria das crianças de 10 anos, parece que a nossa idade não passou, ainda rimos como crianças — finaliza Luis Roque.