Por Aline Kerber, presidente da Associação Maes e Pais pela Democracia , Socióloga e especialista em segurança cidadã.
Não se constrói uma democracia plena sem a educação, porque a ausência da educação, assim como a desinformação e o desconhecimento, favorece a ascensão de tiranos. Com essa filosofia, e na defesa da inclusão, livre expressão, liberdade de cátedra e pluralidade de ideias nas escolas, surge a Associação Mães&Pais pela Democracia, integrada por famílias engajadas na defesa dos direitos.
A Constituição de 1988 defende as liberdades desde a escola, reconhecendo o pluralismo pedagógico e o respeito à diversidade de opiniões. Violar tais direitos é um ato inconstitucional. Nós somos um grupo suprapartidário, prezamos o respeito a todas as formas de expressão e ideologias, desde que identificadas com valores democráticos, sem a agressão moral a minorias ou a violação de direitos humanos e das regras institucionais. Por isso, Mães&Pais pela Democracia contesta qualquer projeto de lei que tenha por objetivo calar educadores, professores e estudantes, como o projeto de censura nas escolas - que volta com “nova” roupagem este ano, PL 246/2019.
A Associação reconhece, ainda, que o Brasil é um país no qual prevalecem práticas racistas, machistas, lgbtfóbicas e discriminatórias, que devem ser combatidas. E a sala de aula é um espaço privilegiado para a formação para a cidadania, a promoção dos valores plurais e o contraponto a todas as formas de preconceito.
A semente plantada em apoio às manifestações realizadas por estudantes de escolas particulares de Porto Alegre no ano passado germinou e, atualmente, a Associação conta com responsáveis legais por estudantes de mais de 40 instituições de ensino público e privado do Rio Grande do Sul.
Em 2019, além de ações solidárias nas escolas públicas, de advocacy juntos aos formadores de opinião e tomadores de decisão, estaremos ativamente presentes na Câmara de Vereadores de Porto Alegre e na Assembleia Legislativa, atuaremos junto à Frente contra a Intolerância do Ministério Público Federal e faremos Cafés Democráticos sobre diversos temas que afetam uma educação com amor e liberdade nos dias atuais. Resistiremos!