Arquitetos e urbanistas, engenheiros, médicos, enfermeiros, advogados, jornalistas, professores e tantos outros profissionais são agentes definidores da qualidade de vida, da saúde, da educação, da segurança de toda a sociedade. Para garantir que esses papéis sejam desempenhados por profissionais qualificados, é imprescindível garantir a qualidade do Ensino Superior. A partir da década passada, houve grande crescimento de matrículas nas faculdades, quase 40% entre 2006 e 2016, e ampliações das instituições públicas e privadas. No entanto, além dos recentes cortes de verbas das universidades públicas, percebe-se o abandono da busca da excelência acadêmica trocada pela lógica financeira, notadamente nas instituições controladas por sociedades anônimas nacionais e multinacionais.
Uma sociedade mais justa somente se constrói com ensino de qualidade.
Não faltam exemplos de sucateamento do setor: demissão em massa de professores; redução do tempo da hora aula e da carga horária total dos cursos; alteração curricular unilateral; transformação da educação em artigo de consumo, com a simbólica abertura de faculdades dentro de shopping centers; sem falar na concorrência desleal que prejudica as universidades comunitárias de reconhecida qualidade. A concentração de matrículas nas mãos de poucas e grandes empresas fica agravada pelas dificuldades do MEC, instituição que tem obrigação de zelar pela qualidade do ensino, mas que parece conivente com essa situação. O incentivo aos cursos 100% em modalidade de Ensino à Distância é um exemplo do desprezo pela qualidade, pois elimina completamente as atividades presenciais, laboratórios, bibliotecas, interação entre professores e estudantes, com o único objetivo do barateamento e sob o falso argumento de "democratização".
Perguntamos se uma empresa sociedade anônima, com ações na bolsa, vai privilegiar a qualidade do ensino ou a rentabilidade de suas ações? Ao promover a lógica mercantilista na educação superior estaremos condenados à desqualificação na formação profissional, técnica e crítica, pois uma sociedade mais justa somente se constrói com ensino de qualidade.