Nesta semana, a RBS completou seis décadas de vida – de vida, não, de vidas, com "s" ao final: as vidas de todas as pessoas retratadas na tela da RBS TV, nos programas da Gaúcha, nas páginas de Zero Hora, do Diário Gaúcho, nos programas da Atlântida... A história do Rio Grande do Sul, as transformações cada vez mais velozes, o dia a dia, tudo isso é contado a cada programa, em cada manifestação de comunicador, em cada coluna de jornal, aos pedacinhos, formando um gigantesco mosaico que reflete a vida de todos os gaúchos.
Para celebrar a data, entregamos a nosso público dois presentes. Se você perdeu, saiba que pode acessar, gratuitamente, ambos na internet.
O primeiro foi um caderno de 28 páginas (atenção, professores de Ensino Fundamental e Médio, é um ótimo material para se usar em sala de aula!), que resume as transformações dos últimos 60 anos em seis áreas: comunicação; emprego e economia; política; família e comportamento; ciência e tecnologia; cultura, esporte e lazer. Com a curadoria da nossa editora e colunista Cláudia Laitano, o caderno é algo para se guardar e saborear aos poucos, dadas a densidade da informação e a qualidade de seus textos, assinados por Alexandre Elmi, Juliana Bublitz, Carlos Rollsing, Caue Fonseca, Lucia Ritzel e Carlos André Moreira.
O segundo conteúdo é um livro digital, em que 60 colunistas e comunicadores, jornalistas e ex-colaboradores da RBS, em crônicas e vídeos, falam sobre o tema aniversário. Está uma delícia. Descubra a surpresa que Falcão, marido da Cristina Ranzolin, fez para ela no seu aniversário de 50 anos! Ou saiba o que Pedro Ernesto Denardin aprendeu, com um caniço e uma minhoca, isolado, quando completou 67 anos. Ou, ainda, leia o texto do Diogo Olivier, contando como ele conseguiu esquecer da festa de aniversário dele de 30 anos! Dá para acreditar? São muitas histórias, uma melhor do que a outra. Baixe o livro no endereço que está acima, curta as crônicas e vídeos e reflita sobre aniversários. Qualquer aniversário: o de casamento, o do primeiro emprego, o da formatura, o dos filhos, o do plantio de uma árvore, o de uma perda importante, o de uma grande conquista. É a vida se desenrolando com esses maravilhosos personagens: os 11.322.895 gaúchos e gaúchas.