O público de Zero Hora recebeu prêmios em Nova York nesta semana. Sim, caros leitores, vocês!
Há cerca de um ano, nossa gerente de Produto Digital, Sabrina Passos, começou um forte trabalho em redes sociais – Facebook, Twitter e Instagram. A equipe dela trabalhou tão direitinho, e vocês, leitores, se engajaram tanto em ZH por meio dessas ferramentas, que Zero Hora foi reconhecida, entre todos os jornais do mundo, como o Melhor Uso de Redes Sociais (Best Use of Social Media) deste ano no Prêmio da International Media News Association (INMA), entidade que reúne mais de 600 empresas de mídia em mais de 80 países. A competição premia ações de sucesso neste contexto de rápidas mudanças na mídia. E mais: entre 20 tipos diferentes de premiações, recebeu o grande prêmio de Melhor da América Latina.
O trabalho que começamos juntos no ano passado envolve um time de jornalistas, analistas de comunicação e até um analista de sistemas. Sob coordenação de Nathalie Córdova, especialista em cultura digital e redes sociais, o time se completa com profissionais apaixonados por comunicação e as novas nuances que surgem no mundo digital todos os dias. Michelle Teixeira e Marcos Chavarria, com rica experiência prévia em reportagem e edição, dividem a importante tarefa de gerenciamento das nossas contas em redes sociais e relacionamento com os usuários. Ranieri Trecha, especialista em métricas, é quem acompanha nossos resultados de perto, os traduz e divide com a Redação toda. Junto com nossas estagiárias Kamylla Lemos e Letícia Rech, eles ajudam a Redação a ficar por dentro do que acontece no mundo das redes e estão sempre de olhos bem abertos para tendências.
Ficamos muito felizes pelo reconhecimento, mas não só pela premiação. Pelo que ela significa. Este Melhor Uso de Redes Sociais quer dizer que estamos pertinho dos nossos leitores. Que ouvimos nosso público. Que, todo dia, fazemos um jornal para vocês. Se mudam o hábito de leitura, tentamos acompanhar. Se vocês reclamam, fazemos de tudo para ouvir. Se erramos e nossos leitores avisam, corrigimos.
A conexão com o público tem se tornado cada vez mais forte. Antigamente, só tínhamos cartas (físicas, de papel, daquelas que colocávamos no Correio!) para nos comunicar. Hoje temos todos os meios digitais para uma conversa instantânea. Nos comentários das matérias, por e-mail, por WhatsApp, nas curtidas e reações das redes sociais.
As milhares de manifestações e conexões são como uma teia que vai se fortalecendo fio a fio entre editores, colunistas, repórteres e cada um de nossos leitores, formando um tecido que se torna cada vez mais forte e colorido. Colorido, sim, porque nem sempre tudo é só preto ou branco. Não precisamos concordar. E é com essa pluralidade de opiniões, de matizes de enfoques, de voz para todos, que queremos trabalhar cada vez mais. Junto com vocês. Parabéns, leitores, e obrigada, em nome de toda a Redação.