Todo dia, nosso call center (o setor que fala com os assinantes) envia para a Redação um relatório sobre o que disseram os leitores. Adoro essa pesquisa: é uma ligação direta com você, para saber do que mais gostou, do que não gostou, de sugestões, de quem são os colunistas preferidos, dos cadernos mais amados. No fim de semana, já adivinho o que vem, sem errar: o caderno Vida aparece como um dos queridinhos dos nossos assinantes. É um dos campeões de audiência e satisfação.
E sabem quem é a responsável por isso? A sorridente jornalista aí de cima! Formada pela Feevale e mestre em Comunicação Social pela PUCRS, Cândida Hansen escreve sobre saúde e qualidade de vida desde 2013 e há dois anos assumiu a edição do caderno. Ela conta um pouquinho de como é fazer o Vida, que estreou em ZH em outubro de 1991 – há mais de 25 anos!
– Nosso principal critério para a escolha da pauta é a vida do leitor. Sempre nos perguntamos: de que forma esse conteúdo pode ser útil para quem está lendo? O Vida é um caderno que tem como objetivo melhorar a vida das pessoas. Nossas pautas precisam falar diretamente com o leitor, entender suas necessidades, suas dúvidas, trazer as respostas para suas perguntas.
A edição deste final de semana é um bom exemplo: a reportagem de capa convida os leitores a escolherem uma alimentação mais saudável e traz quatro dicas simples e fáceis de aplicar que podem fazer muita diferença para a saúde. Também apresenta uma matéria curiosa sobre uma tendência na Medicina – a de alguns pacientes preferirem cirurgias em que fiquem acordados e possam acompanhar o procedimento –, um texto sobre uma nova modalidade de exercício físico para as crianças e informações sobre uma disfunção na mandíbula muito comum entre jovens adultos e idosos. O cardápio de reportagens sempre tenta, na mesma edição, interessar a diversos públicos.
O sucesso do caderno também se deve a um dos colunistas mais adorados e lembrados pelos assinantes: o doutor J.J. Camargo. Suas crônicas, recheadas de sensibilidade e sabedoria, abrem o caderno, na página 2, desde 2011.
– Acredito que o Vida seja tão querido pelos leitores porque estabelecemos uma relação direta com eles – segue Cândida. – Por isso, ouvimos muito nossos leitores. Seja por meio de ligações, e-mails, do call center ou das redes sociais de ZH, recebemos diversas sugestões. Eles querem saber mais sobre a doença de algum familiar, se o alimento que está “na moda” é saudável ou o que fazer quando aparece um sintoma.
Desde o seu surgimento, o Vida tem cuidados editoriais rigorosos. A escolha das fontes é feita entre especialistas referências em suas áreas. Não damos espaço a temas que não tenham o aval dos profissionais da área, como medicamentos não aprovados ou terapias não reconhecidas.
– Como estamos falando sobre a vida das pessoas, escrever sobre saúde é uma tremenda responsabilidade. Temos um cuidado muito grande, porque sabemos que diz respeito a um bem muito precioso, que é a saúde – conclui Cândida. Você tem alguma sugestão para o caderno? Escreva para a editora pelo e-mail candida.hansen@zerohora.com.br