Desde que Zero Hora lançou, no final de julho, seu novo posicionamento, "Perto para entender, junto para transformar', criamos uma regra na Redação: sempre ter uma ou duas equipes na estrada, apurando bons assuntos pelo Rio Grande. Somos um jornal daqui. Contamos histórias deste Estado. E como tem assunto interessante!
Veja o caderno DOC deste fim de semana. A repórter Bruna Scirea e o fotógrafo Tadeu Vilani reconstituem uma história que tornou a Praia do Cassino o centro do mundo: o Projeto Eclipse, missão da Nasa que lançou 14 foguetes de sondagem de uma base montada no litoral gaúcho. A história está completando 50 anos exatamente neste sábado.
Ainda nesta edição, apresentamos a reportagem do Campo e Lavoura que acompanhou, em Espumoso, o início da colheita do trigo. Com imagens sensacionais do fotógrafo Lauro Alves: na foto de capa, como se fosse pelo olho de uma formiga, o trigo visto de baixo. Nas imagens que estão no caderno, como se fosse pelo olho de um pássaro (Lauro utilizou um drone), a colheitadeira parece mais uma máquina de cortar grama.
Tempos atrás, nossos leitores do Interior reclamavam que só botávamos o pé na estrada quando ocorria uma tragédia. Um acidente de trânsito grave ou uma enchente. Não que tenhamos deixado de cobrir esses fatos, tanto no Interior quanto na Capital. Mas estamos, cada vez mais, em busca de boas histórias e de reportagens que mostrem soluções para problemas. Relembre algumas matérias do DOC publicadas recentemente:
- 6 e 7/8 – Meio século de sakuras e origamis (sobre os 50 anos da imigração japonesa em Ivoti).
- 27 e 28/8 – Na contramão da prosperidade (sobre os municípios gaúchos que sofrem com a falta de asfalto em suas estradas de acesso).
- 27 e 28/8 – Sonho trilhado na ponta dos pés (sobre bailarina da periferia de Alegrete que conquistou a chance de completar a formação em uma prestigiada escola de dança de Nova York).
- 1º e 2/10 – Em busca do lobo solitário (sobre projeto que tenta comprovar a existência do lobo-guará na Serra).
- 8 e 9/10 – Enfim, ex-prefeito (sobre gestores que não veem a hora de entregar o cargo para os vencedores das eleições municipais).
- 29 e 30/10 – Duas paisagens da mesma crise (sobre Erechim, que viu, em um único dia de setembro, quase 900 demissões, e Santa Rosa, que aliou a tradição do agronegócio à aposta na diversificação).
Na recente cobertura de eleições, o Interior também se viu retratado, seja em reportagens como a de São José do Ouro e Canudos do Vale, que tiveram candidato único a prefeito, ou como a que revelou a situação financeira dos municípios, destacando Dom Pedrito, Harmonia, Rolante e Santo Expedito.
São muitos exemplos. Em outubro, a editoria Sua Vida foi a Farroupilha para contar a história de uma escola líder do Ideb no Estado. Em toda edição do caderno Viagem, em parceria com a RBS TV, publicamos a série #partiuRS, sobre algum passeio bacana no Estado. Nesta semana, o Viagem trouxe em sua capa as atrações de Garibaldi.
E nossos repórteres que giram pelo Interior já preparam mais uma reportagem para o DOC, para publicação na semana que vem: sobre o Enart, um dos maiores festivais de arte e tradição gaúchas.
E você, tem uma boa sugestão de reportagem sobre fatos do Interior do Rio Grande do Sul? Escreva para mim, pelo e-mail publicado no alto desta coluna.
Sua pauta poderá figurar em ZH nas próximas semanas.