- A China anunciou hoje a suspensão das importações de ferro, chumbo, minério e produtos do mar procedentes da Coreia do Norte. A orientação partiu do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.
- O Porto de Rio Grande, no Litoral Sul do Estado, voltou a realizar operações de entrada e saída de navios hoje. As atividades foram suspensas ao meio-dia da última quinta-feira por más condições do tempo.
- O corpo do pescador Alcioni Manoel dos Santos foi encontrado na tarde desta segunda-feira pelas equipes da Marinha, no mar de Rio Grande, no litoral sul do estado. Ele é comandante do pesqueiro Dom Manoel 16 que desapareceu na madrugada de sexta-feira com outro seis tripulantes estavam a bordo.
- No Mercado Financeiro, o dólar fechou o dia em alta, vendido a R$ 3,20. A Bolsa de Valores de São paulo avançou 1,37% nesta segunda-feira, encerrando a sessão acima dos 68 mil pontos.
- Após vender a gestão da folha de pagamento por mais de R$ 1,3 bilhão do governo do Rio de Janeiro decidiu antecipar o cronograma de pagamentos de salários atrasados. A promessa é que a dívida com os servidores seja quitada até esta terça-feira.
- O governador José Ivo Sartori e secretários reúne agora a base aliada no Palácio Piratini. Será apresentado o estágio das negociações para a adesão do Estado ao regime de recuperação fiscal da união. A medida vai garantir carência de três anos no pagamento das parcelas da dívida com a União.
- O Uruguai vai pedir uma reunião do Mercosul sobre a reforma trabalhista do Brasil, aprovada pelo Congresso no mês passado. O governo de Montevidéu considera um risco às regras de competitividade do bloco por entender que salário dos trabalhadores não pode ser a variável de ajuste para a competição nos mercados.
- Em meio à discussão da mudança da meta fiscal e de corte de gastos, as Forças Armadas pressionam pela recomposição no Orçamento. Nos últimos cinco anos a redução chegou a 44,5%. Os valores não incluem gastos obrigatórios com alimentação, salários e saúde dos militares.
- Sem dinheiro, prefeituras de todo o Brasil têm dificuldade para manter funcionando programas federais. Um exemplo são as Unidades de Pronto Atendimento, chamadas de UPAs. Desde 2008, o governo federal construiu, com verba própria, 711 UPAs 24 horas.
- A Justiça abriu ação criminal contra 12 acusados de envolvimento na Máfia do ICMS em São Paulo. Conforme as investigações, funcionários da Secretaria da Fazenda Paulista acertavam propina com empresas em troca de reduções na cobrança do imposto. Cerca de 17 milhões de reais foram recebidos pelos servidores entre 2006 e 2013.