Apesar do alerta de que a entrega do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) poderá demorar mais tempo nos próximos três meses, o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) garante que os contribuintes que pagarem todas as taxas do IPVA dentro do prazo estabelecido receberão o documento antes do seu vencimento. A garantia é do Chefe da Divisão de Registro de Veículos do Detran, Túlio Verdi.
A preocupação maior é com os proprietários de veículos com placa de final 3. Aqueles contribuintes que fizerem o pagamento do licenciamento no dia 07 de abril, última data prevista, terão 23 dias para receber o certificado antes do vencimento do documento. Nos demais casos, o Detran terá mais tempo para fazer a entrega do certificado.
O sistema do Detran organiza a impressão dos documentos por ordem de vencimento do licenciamento. Também há priorização dos documentos já vencidos, primeiros emplacamentos, segundas vias e outros que precisam do documento para circular regularmente.
De acordo com Verdi, o prazo aumenta por causa da demanda. A Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) prevê imprimir 5,2 milhões de documentos até abril. Desde 26 de dezembro, já foram confeccionados 520 mil. Destes, pouco mais de 130 mil já foram entregues.
Para poder manter o prazo tradicional de entrega de 15 dias, Verdi alerta que seria necessário montar uma estrutura muito maior, que tornaria a impressão do documento mais cara, sendo que este sistema ficaria praticamente ocioso durante oito meses. Hoje, a taxa de licenciamento para veículos acima de 15 anos custa R$ 54,04 e R$ 76,72 para aqueles que foram fabricados a partir de 2002. Estes valores serão mantidos até 31 de janeiro. A partir do dia primeiro de fevereiro haverá correção da unidade de padrão fiscal também na expedição do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo.