O presidente Michel Temer agradeceu, nesta sexta-feira (2), o apoio e a solidariedade das autoridades e do povo da Colômbia às vítimas do acidente com o avião que transportava a equipe da Chapecoense.
As correspondências oficiais foram enviadas ao presidente colombiano, Juan Manuel Santos; ao governador do Departamento de Antióquia, Luis Pérez Gutiérrez; e ao prefeito de Medellín, Federico Gutiérrez Zuluaga. Na mensagem a Santos, Temer citou as “múltiplas manifestações de solidariedade dos torcedores e jogadores do Atlético Nacional, da gente de Medellín e dos colombianos em todo o país”.
Ao governador Gutiérrez, o brasileiro lembrou a homenagem ocorrida no estádio Atanásio Girardot que, segundo Temer, “guardaremos na memória, para sempre”. Já ao prefeito de Medellín, o presidente afirmou que a cidade “oferece-nos inesquecível lição de humanidade: mais do que apoiar, com presteza e dedicação, os sobreviventes e os familiares dos mortos, sua gente une-se incondicionalmente a nossa dor”.
Temer em Chapecó
Também nesta sexta, o Palácio do Planalto confirmou que Temer entregará a Ordem do Mérito Desportivo às famílias das vítimas do acidente aéreo. A cerimônia, marcada para a manhã deste sábado, ocorrerá no aeroporto de Chapecó.
O presidente foi convidado para comparecer ao velório coletivo que será realizado na Arena Condá, estádio da Chapecoense, mas recusou. Interlocutores do governo dizem que a ausência de Temer na cerimônia é para “evitar tumulto”.