A prefeitura de Gravataí alerta para a circulação de boletos falsos do IPTU 2017. O município destaca que o documento oficial é emitido exclusivamente pela Caixa Econômica Federal, têm cinco folhas lacradas e identificadas com dados como quadra, lote e CPF do contribuinte.
As guias são enviadas pelos Correios, mas também podem ser emitidas no site da prefeitura ou retiradas na sede da Secretaria da Fazenda, na Rua Dr. Luiz Bastos do Prado, 1207, no Centro da cidade.
O procurador-geral do município, Jean Thormann, relata que o golpe chegou ao conhecimento da prefeitura pelos próprios contribuintes. O falso boleto não tinha a marca nem o CNPJ do Executivo, embora tivesse um código de barras para o pagamento.
O IPTU 2017 de Gravataí pode ser pago em cota única até o dia 10 de janeiro, com 10% de desconto. Os moradores que se enquadrarem no título de bom pagador podem contar com abatimento maior, sendo 5% para quem pagou dentro do prazo de vencimento neste ano, 7% para quem quitou em dia no ano passado e neste, e 10% para quem fez o pagamento do imposto em dia nos últimos três anos. O desconto, nesse caso, não incide sobre a taxa da coleta de lixo.
Quem preferir fazer o pagamento parcelado, poderá acessar os boletos pelo site, com vencimentos todo dia 10, com início em fevereiro.