O prefeito de Uruguaiana, Luiz Augusto Fuhrmann Schneider (PSDB), foi solto por volta das 20h dessa quarta-feira (21) após a Justiça conceder habeas corpus. Schneider havia sido preso em flagrante por porte ilegal de armas durante operação do Ministério Público.
A ação investiga esquema de desvio de verbas públicas para a campanha à reeleição do prefeito no município. Schneider foi encaminhado à Delegacia de Uruguaiana, onde ficou detido em uma sala. Segundo a delegada Caroline Bortolotti Huber, foram encontradas com ele nove armas, inclusive algumas de uso restrito.
A força-tarefa cumpriu 12 mandados de busca e apreensão. Nove foram cumpridos em Uruguaiana, no gabinete do prefeito, em residências e outros órgãos municipais, e três em empresas de Porto Alegre. Os investigadores apuram possível fraude em licitação para beneficiar uma empresa que possibilitaria o desvio de verba oriunda de contratos para a campanha.
Segundo a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, o Habeas corpus foi concedido por um juiz plantonista da comarca de Uruguaiana. O prefeito responderá ao processo em liberdade. Schneider perdeu a eleição para o candidato do PP, Ronnie Mello.